Mulher Saúde

Idade Gestacional da gravidez

Posted on: 18/04/2009

Para estrear esse blog queria falar sobre uma coisa básica e essencial para o acompanhamento de uma gravidez: como contamos a idade gestacional (IG). Percebi que muitas mulheres não sabem ao certo porque o médico usa uma data ou outra para marcar o início da gestação, e se confundem muito ao relacionar os meses com as semanas da IG. Como isso funciona?

É sabido que a ovulação da mulher ocorre duas semanas antes da menstruação. Porém, quando ela engravida, ela não irá menstruar, não tendo como saber ao certo quando foi a ovulação (principalmente naquelas com o ciclo desregulado). Portanto, para se ter uma data aproximada da concepção, é usada a Data da Última Menstruação* (DUM).

Quando se faz o primeiro ultrassom (USG), se ele for no primeiro trimestre (até 12 semanas de gestação), é feita uma medida milimétrica do embrião, que tem uma pequena margem de erro. Assim, se a diferença entre a IG contada pela DUM e pelo USG for igual ou menor que uma semana, a data de início da gestação é considerada a DUM; se a diferença for maior que uma semana, é considerado a IG do USG.

Ao se estabelecer essa data, por exemplo, DUM: 15/01/09, compatível com o USG, começamos a contar o tempo de gravidez. Essa gestante completa mês todo dia 15, e hoje (18/04) ela estará com 3 meses e 3 dias, que é igual a 13 semanas e 2 dias.

Mas aí vem aquela pergunta: e se o primeiro USG for feito só depois? Conforme esse neném vai crescendo, fatores genéticos e ambientais fazem desse crescimento variável, e, portanto quanto maior ele ficar, menos fidedigna será a comparação entre o tamanho do feto e sua IG. Nos USGs do segundo trimestre é aceita uma diferença com a DUM de duas semanas, e no terceiro trimestre, de três semanas, sendo esse péssimo para estipular IG.

 * DUM: é o primeiro dia da menstruação, e não o último.

About these ads

2 Respostas to "Idade Gestacional da gravidez"

Dra. Paula!!!!

Adorei seu primeiro post!!!

Eu bem que fazia uma confusão na minha cabeça com essas datas – hahaha.

Tô esperando o próximo post :)

abs

parabéns pelo blog. abs, alex

Infelizmente não respondo mais a comentários pessoais. Esse blog tem fins apenas didáticos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Dra Paula

Olá, sejam bem-vindas ao meu blog! Antes de mais nada gostaria de me apresentar: sou médica formada pela USP, fiz residência em ginecologia e obstetrícia no Hospital das Clínicas da USP e faço pós-graduação em Medicina do Esporte na Escola Paulista de Medicina. Trabalho como médica voluntária no Hospital das Clínicas e tenho consultório na clínica Célula Mater.
Escrevo esse blog pois acredito que a mulher se beneficia muito quando entende seu corpo e o como as doenças atuam nele. Isso contribui com o acompanhamento clínico e o tratamento. A partir do momento que a paciente se torna uma pessoa consciente de seu corpo, ela fica mais ativa junto ao médico na busca pela saúde.
Infelizmente não consigo responder a questões individuais através dos comentários. O objetivo desse blog é didático.
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 423 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: