Mulher Saúde

Câimbras na gravidez

Posted on: 30/04/2009

Por que elas aumentam na gravidez?

Na gravidez, no segundo e terceiro trimestre, a barriga começa a pesar, e a postura da gestante se modifica para ela poder se equilibrar com esse peso a mais. Além disso, o esforço extra que a mamãe tem que fazer para carregar essa barriga causa um cansaço nos seus músculos, principalmente das pernas e das costas.

 Nesses últimos trimestres, o neném também começa a “roubar” muito cálcio da mãe para fazer seus ossos, resultando numa diminuição de cálcio no sangue materno, que pode predispor a ter mais câimbras.

O que você pode fazer para diminuir a freqüência das câimbras?

·                     Tenha uma alimentação rica em cálcio, comendo leite e/ou seus derivados (queijo, iogurte, etc) pelo menos três vezes por dia. Se você não gosta desses alimentos, peça ao seu obstetra um suplemento de cálcio.

·                     Evite o consumo de refrigerantes, pois eles têm muito fósforo, que rouba o lugar do cálcio dentro do organismo.

·                     Faça exercícios físicos, sempre alongando seus músculos antes e depois da atividade. Assim, você fortalece seus músculos, e eles não sentem tanta dificuldade em carregar esse peso extra da barriga.

·                     Mesmo que você não tenha feito exercícios no dia, alongue seus músculos, especialmente das costas e das pernas, antes de dormir.

·                     Atenção para uma postura correta, com as costas eretas.

·                     Ao sentar, sempre apóie os pés no chão, não fique com as pernas cruzadas. Tente ficar mexendo os tornozelos e pés quando estiver sentada para não deixá-los na mesma posição por muito tempo.

·                     Não ande de salto alto.

·                     Durma com os pés ligeiramente elevados para ajudar o retorno venoso (o sangue voltar para o coração). Tente mudar de posição, pois ficar sempre na mesma posição pode predispor as câimbras.

·                     Peça para seu companheiro fazer massagem nas costas e pernas, para relaxar os músculos.

O que fazer para aliviar a dor na hora da câimbra?

·                     Alongue o músculo acometido por bastante tempo. No começo dói mais, mas depois acaba melhorando.

·                     Depois que passar a dor aguda, faça massagem no músculo para relaxá-lo.

·                     Coloque uma bolsa de água quente, ou tome um banho gostoso para relaxar.

·                     Ás vezes dar uma caminhada também ajuda.

E se a dor não melhorar?

Se a dor não melhorar, ou piorar com essas medidas, você deve procurar um médico imediatamente. A permanência ou piora da dor é um sinal de alerta que alguma coisa mais grave pode estar acontecendo!

11 Respostas to "Câimbras na gravidez"

A caimbra que sinto é na barriga, na parte superior. O medico me receitou magnesio.

Não entendi qual é sua dúvida.

OI D.r paula!
tudo jóia?

ESTOU DE 26 SEMANAS,E DE UM MÊS PRA CÁ ESTOU SENTINDO MUITO DESCONFORTO NA PERNA DIREITA,DÁ UMA DOR MUSCULAR QUE VEM DO TORNOZELO ATÉ A VIRILHA,QUANDO CHEGA NA VIRILHA ME DÁ UMA QUEIMAÇÃO.
JÁ FUI NO ANGIOLOGISTA E FIZ UMA ULTRA NA PERNAS NÃO DEU SINTOMAS DE TROMBOSE.

EU NÃO SOU SEDENTÁRIA,FAÇO HIDRO E DRENAGEM.

O QUE SERÁ ESTA DOR?

AGUARDO RESPOSTA!
DESDE JÁ OBRIGADA!
ABRAÇOS

Não há como diagnosticá-la sem um exame médico, e portanto, se não houve melhora dos seus sintomas, você deve procurar pelo seu obstetra para que ele a avalie e investigue essa dor. Pode ser desde uma dor sem problema nenhum até um sintoma de alguma alteração que possa estar acontecendo.

bom dia bom estou de 26 semanas estou sentindo caimbras na perna,dor nas costas e falta de ar vc pode me dizer si isso é normal o bebe tambem fica muito baixo si fico de pé me dá tipo um discomforto na virilha.so isso rsrsrs obrigada.

O sintoma mais comum na gestação é a cólica. Logo no início, quando há a implantação do ovo no útero e a formação do embrião e da placenta, há um processo inflamatório local que resulta na cólica. Traduzindo: a penetração desse “mini-neném” no útero causa uma irritação resultando nas cólicas. Conforme esse neném vai crescendo, ele vai causando uma distensão no útero, que também dá cólica. No final, quando o neném começa a encaixar, e começam as contrações, também dá cólica e aquela dor no pé da barriga que vai para as costas.
Portanto, motivos não faltam para justificar as cólicas na gravidez. Elas podem ser tratadas com bolsa de água quente no local (cuidado para não se queimar), e se estiver incomodando muito, existem uma série de analgésicos (remédios para dor) que você pode tomar. Peça para que seu obstetra lhe receite algum.
Mas, quando que essas dores não são apenas cólicas normais, e querem me dizer que algo errado está acontecendo? De um modo geral, toda dor que passa, que melhora, não é uma dor preocupante. As dores que são desencadeadas por um problema grave e necessitam de uma avaliação médica são aquelas muito fortes, que não melhoram nem com os analgésicos (remédios para dor) que seu obstetra lhe prescreveu. Outra possibilidade é aquela dor lancinante, insuportável, que é diferente de todas as outras que você sentiu.
Se você sente uma dor forte e que não melhora, procure pelo seu obstetra para ser avaliada. É melhor que você procure um médico e seja avaliada adequadamente, do que não procurar e depois algo de ruim acontecer a você ou ao seu neném. Não fique com vergonha de não saber o que está acontecendo com o seu corpo, pois esse não é seu dever!

Oi sinto caimbras na barriga,bem abaixo do umbigo,pricipalmente quando me abaixo ou tosso,estou de 15 semanas e 5 dias isso e normal?Falei pro meu medico mas ele nao deu importancia!

Dra.

Boa tarde!!

Estou grávida de 11 semanas e 4 dias. E estava passando bem até então, só uma azia normalmente a noite, mas com isso eu já me acostumei.

Acontece que hj de manhã, quando estava entrando no banho, senti uma câimbra horrível do lado direito do tronco, como se fosse na cintura… Meu Deus, nunca tinha sentido isso antes, não dava pra respirar que doia muito e senti o musculo muito contraído, endurecido mesmo… Tive que deitar no chão de tanta dor, fiquei quase 10 min, e acho que por causa da dor minha pressão baixou e eu fiquei gelada…

Isso é normal??? Tenho lido que as câimbras são comuns, mas numa fase mais tardia não é isso?? Fiquei um pouco preocupada…

Obrigada… e Bjinhoooo

ola estou sentindo dores na perna perto da virilha como se fosse cansaco sabe sera que é normar estou com 16 semanas.

Drª Paula, estou com 26 semanas, a 2 semanas a minha medica indetificou que meu colo do utero esta com um encurtamento (atualmente com 3,4 centimetros), menor que no mes anterior, fiquei afastada de um dos meus trabalhos devido a distancia de minha cidade. Sinto dores na regiao pélvica, de uma semana para cá as dores intensificaram-se, sinto um peso na barriga com uma dor descendo para a perna direita. Essa dor me incomoda bastante é como se minha bexiga tivesse cheia direto (vou ao banheiro constantemente), também sinto muitas câimbras…estou trabalhando em dias alternados para tentar não me esforçar muito. para chegar ao trabalho viajo de carro durante 45 minutos, no trablho fico muito tempo sentada, porém, muito cansativo e stressante (pois trabalho com familias em situação de vulnerabilidade social), estou com medo de voltar a médica e ser afastada temporariamente do trabalho ao mesmo tempo me preoculpo com meu filho que está por vir…
por favor me diga o que devo fazer.

um abraço e obrigada pela atenção!

Dr. Sent uma dor na barriga do lado esquerdo e antes dessa dor aparece, a dias sinto um formigamento ao deitar desse mesmo lado, hoje senti uma dor estranha nabarriga , fiquei com medo de ser deslcamento na placenta, mas vis os sintoma a cei q não, acho mesmo q seja caimbra na barriga, iqeui sem poder me mexer e parecia q a barriga tava se esticando, a pele, não sei, estu deitada , dei masagem na barriga, mas ainda assim sinto.

Infelizmente não respondo mais a comentários pessoais. Esse blog tem fins apenas didáticos.

Dra Paula

Olá, sejam bem-vindas ao meu blog! Antes de mais nada gostaria de me apresentar: sou médica formada pela USP, fiz residência em ginecologia e obstetrícia no Hospital das Clínicas da USP e faço pós-graduação em Medicina do Esporte na Escola Paulista de Medicina. Trabalho como médica voluntária no Hospital das Clínicas e tenho consultório na clínica Célula Mater.
Escrevo esse blog pois acredito que a mulher se beneficia muito quando entende seu corpo e o como as doenças atuam nele. Isso contribui com o acompanhamento clínico e o tratamento. A partir do momento que a paciente se torna uma pessoa consciente de seu corpo, ela fica mais ativa junto ao médico na busca pela saúde.
Infelizmente não consigo responder a questões individuais através dos comentários. O objetivo desse blog é didático.
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 424 outros seguidores

