Mulher Saúde

Trombose na gravidez

Posted on: 04/05/2009

Na gravidez, a capacidade de coagulação (formar coágulos, talhar o sangue) aumenta conforme o avançar da gestação. Essa é a forma do corpo da gestante se preparar para hora do parto, para que possa controlar seu sangramento mais rapidamente. Porém, algumas mulheres podem ter uma facilidade natural de formar trombos (que são os coágulos dentro da veia), e acabar tendo quadro de trombose (formação de coágulo dentro da veia) durante a gravidez.

Quais são os sintomas da trombose?

A intensidade dos sintomas é muito variável, mas eles se apresentam com: dor persistente (que não melhora) na perna, que piora ao tentar alongar o músculo, acompanhada de inchaço; a batata da perna fica bem dura e quente.

Quem são as pacientes de maior risco?

  • Quadro de trombose anterior;
  • Familiar que teve trombose;
  • Portadoras de pressão alta, diabetes, obesidade, colesterol alto;
  • Mulheres que tiveram abortos consecutivos, principalmente os que acontecem a partir do segundo trimestre de gravidez;
  • Imobilização (ficar restrita à cama) prolongada, principalmente após cirurgias;
  • Varizes extensas (grandes, volumosas);
  • Paralisia.

O que fazer se for confirmada a trombose?

Avisar imediatamente seu obstetra, e procurar um pronto-socorro para começar o tratamento. A trombose é muito perigosa para mãe e para o neném, e se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode ter resultados muito trágicos.

A partir do momento que a mulher teve um quadro de trombose, seu obstetra deve saber desse quadro toda vez que ela engravidar. Quem fez esse trombo uma vez terá facilidade de repeti-lo sempre, e a gravidez é um momento que esse risco está aumentado.

Quais as principais complicações se ela não for tratada adequadamente?

  • Embolia pulmonar: o trombo pode se soltar e ir até o pulmão, causando falta de ar e dor para respirar. A gravidade do quadro depende do tamanho do trombo, variando desde assintomático até insuficiência respiratória aguda.
  • Trombose na placenta: é a formação de trombos na placenta, que pode evoluir com insuficiência placentária (a placenta não consegue mais levar oxigênio e nutrientes para o neném). A gravidade também é extremamente variável, e nos quadros mais graves podendo levar até a morte desse neném.
13 Respostas para "Trombose na gravidez"

Qual o tratamento para a Trombose na gravides

O tratamento de trombose na gravidez é a anticoagulação, deixar o sangue mais fino. Agora, qual o método medicamentoso mais adequado para ter esse resultado depende da gravidade dos sintomas e qual foi a alteração que o causou.

Dra. Paula
Tenho 26 anos e tive duas embolias pulmonares, uma em 2004 e outra em 2006 após ter feito gastroplastia.
Hoje, como quero engravidar resolvir procurar um hematologista (por recomendação da minha ginecologista) para investigar as provaveis causas dessas embolias.
Será que depois de todas os exames e precações necessárias, poderei engravidar?

Dra. Paula, tive 2 gestações q ñ passaram de 10 semanas(diagnosticadas como anembrionadas). Minha médica pediu q eu fosse no Reumato p/ investigar. Fiz vários exames, todos estavam dentro do normal, apenas a Proteína S deu abaixo do esperado. Ele disse q eu poderia engravidar, mas teria q tomar AAS infantil e Heparina. Mesmo tomando os medicamentos é arriscado engravidar?

Olá, boa noite!!

Faço tratamento para trombose desde julho do ano passado, hoje estou na fase do AS infantil.
Gostaria de saber:
1- se pode ocorrer uma gravidez;
2- quais os riscos mais comuns;
3- se existe tratamento durante a gravidez;
4- o que posso fazer para me previnir antes dessa gravidez;
5- se é difícil engravidar.

Obrigada!

dr.Paula
tive duas gestações q ñ passaram da 17 semanas mas nos ixames de tudo normal 1 ano depois eu tive trombose,q ainda estou em tratamento,sera q essas duas gestações pode ter sido interrompidas por esse motivo?E também estou no final do mel tratamento de trombose ja deixei de tomar o marevam e vou deixar de usar a meia de media compreção daqui 1 mes sera q tem contra indicação eu engravidar agora,tem algum risco?

Boa tarde!

Tive duaaas perdas fetais por insuficiencia placentaria, uma com 24 semanas ( isquemia placentaria ) e uma com 27 semanas ( trombose placentaria e ifarto placentario) na segunda tive crescimento uterino retardade também, fiz vários exames de coagulação e de doenças auto imunes, todos normais. Também preciso de tomar anticoagulantes? Tenho lido algumas coisas sobre heparina, é indicado tratamento com essa substancia?

Boa tarde,

Estou no 21º semana de gestações, tive perda acentuada do liquido aminiotico, no entanto, não senti tal liquido escorrer, ele simplemente desapareceu em 1 mês, sei que isso pode prejudicar o bebe, fiz exames e deram alterados e constaram que tenho trombose, vou passar a tomar EPITRON uma injeção anticuagulante, isso pode ajudar a salvar o bebe e resolver o problema.

Tenho 36 anos,e 4 filhos.O mais novo com 3 anos.E em Dezembro de 2007 tive embolia pulmonar.Tomei Marevan por 6 mêses (até Junho 2007),e fiz todos exames,inclusive para ver se havia algum tumor,e não descobriram NADA,nem varizes eu tenho.E hj Setembro de 2009 engravideide DIU.Estou com muito medo de ter outra embolia,ou complicar e morrer.Meu ginecologista falou q corro pouco risco,mas tenho q tomar Heparina.Mas ele não sabe a dosagem,pediu q procurasse o Hematologista q cuidou de mim.Quais os riscos ??????Quais outros cuidados ???Estou há 4 dias sem dormir e comer,apavorada.ME AJUDEM !!!Obrigada !

tenho muitas duvidas…desde fevereiro que tive uma filha (que faleceu com 2 meses)tive trombose v. profunda…meu ciclo esta atrasado 6 dias … sera que posso estar gravida …me ajude por favor

ola,gostei muito desse bolg,mas gostaria q vc esclarecessa uma duvida.Tive uma oborto recentemente,pois estava em tratamento com uma trombose venosa profunda,e agora não sei qd posso engravidar novamente,gostaria q vc me desse uma orientação….bjs e ate mais ver

olá tive duas gravidez interrompida diagnosticada como gestaçao anembrionada,fiz todos os exames e foi diagnosticado trombose.agora estou gravida de novo e preciso saber quanto começo o tratamento se tem algum problema grave se passar uma semana antes de começar o tratamento.por favor me ajude estou desesperada e naõ quero perder meu bebe de novo.

Olá, perdir meu bebê com 24 semanas e minha ginecologista pediu diversos exames de mutação e constou que tenho trombose venosa.
gostaria de saber se posso engravidar sem ter problemas?
beijos Até

Infelizmente não respondo mais a comentários pessoais. Esse blog tem fins apenas didáticos.

Dra Paula

Olá, sejam bem-vindas ao meu blog! Antes de mais nada gostaria de me apresentar: sou médica formada pela USP, fiz residência em ginecologia e obstetrícia no Hospital das Clínicas da USP e faço pós-graduação em Medicina do Esporte na Escola Paulista de Medicina. Trabalho como médica voluntária no Hospital das Clínicas e tenho consultório na clínica Célula Mater.
Escrevo esse blog pois acredito que a mulher se beneficia muito quando entende seu corpo e o como as doenças atuam nele. Isso contribui com o acompanhamento clínico e o tratamento. A partir do momento que a paciente se torna uma pessoa consciente de seu corpo, ela fica mais ativa junto ao médico na busca pela saúde.
Infelizmente não consigo responder a questões individuais através dos comentários. O objetivo desse blog é didático.
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 395 outros seguidores

