Mulher Saúde

Citomegalovírus (CMV) e gestação

Posted on: 06/05/2009

O Citomegalovírus é um vírus cuja infecção só é importante durante a gravidez. Ela é na maioria das vezes assintomática (sem nenhuma manifestação), ou quando se manifesta, é um quadro inespecífico, como uma gripe (febre, mal-estar, íngua no pescoço, dor nas juntas). Porém, se essa infecção ocorre durante a gravidez, ela pode ter consequências graves para o feto (neném dentro da barriga), pricipalmente se ela acontece no primeiro trimestre.

Diagnóstico:
É realizado através da sorologia, que é o exame que procuramos pelos anticorpos anti-CMV (que são as moléculas do corpo feitas especificamente para combater esse vírus).
Existem dois tipos dessas moléculas: a IgM e a IgG. A presença da molécula IgM indica uma infecção mais recente, e da IgG, mais tardia, há mais tempo. Quando existe a coexistência dessas duas moléculas, IgM e IgG positivos, é necessário fazer coleta de exames complementares. Normalmente o exame realizado é teste de avidez do IgG: quanto mais ávida essa molécula estiver, mais antiga é a infecção.

Para saber mais sobre o resultado do seu exame, leia o texto: como entender o resultado do seu exame?

Qual é a taxa de transmissão materno-fetal?
Se a mulher se infecta pela primeira vez durante a gestação, a taxa de transmissão para o neném pode chegar de 30 a 50%. Porém, estima-se que aproximadamente 90% das mulheres brasileiras já entraram em contato com o vírus quando engravidam.

Como esses nenéns evoluem?
Aproximadamente 10% dos nenéns infectados nascem sintomáticos (com seqüelas). Desses, em torno de 30% evoluem para óbito, e dos que sobrevivem, 85% poderão ter problemas como surdez, cegueira, retardo mental e convulsões.
Das crianças que nascem, a princípio, sem sequelas, 10 a 15% poderão desenvolver esses problemas tardiamente, de graus variáveis.
Existe algum tratamento?

Algumas medicações podem ser dadas a esses nenéns infectados, e há estudos demonstrando seu benefício. Porém, quanto antes for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, melhor poderá ser a evolução dessa criança. Daí a importância do diagnóstico durante a gestação.

117 Respostas para "Citomegalovírus (CMV) e gestação"

Olá Dra.
Em Outubro 2008, as minhas análises para CMV deram IGG e IGM negativos. Em Abril de 2009, com 10 semanas de Gravidez deram IGG reativo, IGM não reativo, avidez no limite entre baixa e média e Indice de corte 10. Qual a probabilidade de ter sido inferctada após a concepção? Qual a probabilidade de o meu Bébe ser afetado??
Por favor, me ajude!

A probabilidade é muito pequena, uma vez que seu teste de IgM deu não reagente. Continue fazendo seu pré-natal normalmente, e não se preocupe com isso!

Olá Dra. Paula,

Muito Obrigada pela sua atenção.
Com a sua 2ª opinião, já vou dormir mais descansada!

Dra. bom dia

Estou grávida de 11 semanas e hj peguei o resultado do meu 1º exame de sangue.
MAs, estou preocupada, pois o cmv igm deu indeterminado.
é minha 2ª gravidez.
Meu filho hj tem 6 anos.
O que significa esse resultado.
Desde já obrigada.

Antes de mais nada você deve recuperar seu cartão de pré-natal da última gravidez. Nele estão anotados seus exames de sangue, e se você já tinha sorologia positiva para CMV, acabou sua preocupação.
E seu IgG, qual foi o resultado?

Tenho um filho com seis anos com sequelas do citomegalovirus
Ele não anda , não fala , e tem perca auditiva mas compriende tudo muito bem .
Gostaria de saber se além da estimulação , fisioterapia , fono e Terapia ocupacional .
Quero saber se há algum outro tipo de tratamento além desses e se pode tomar anti-virais .
OBRIGADO .

Boa tarde

Dra estou na 13ª semaa de gestação e hoje peguei o resultado dos meus examese o meu o citomegalovirus igc apresentou um resultado de 3,5 UI/ml e o IGM Não reagente, o que esse resultado pode causar para o meu bebe?Me ajude estou deseperada.

Flavia

Isso depende do valor de corte do seu exame. Se o valor da sua IgG for menor que esse valor de normalidade, significa que ele é negativo, e que você nunca entrou em contato com esse vírus. Se for maior, ele é positivo e significa que um dia, a um tempo atrás, você já entrou em contato com esse vírus e criou imunidade contra ele. Mas independente do resultado da IgG, como sua IgM é negativa você não está com infecção agora, e portanto não deve se preocupar com isso.

Realizei 2 exames citomegalovírus e o IgM sempre dá não reagente e o IgG reagente então estou ou não infectada?

Você já se infectou uma vez a um tempo atrás, e criou imunidade contra esse vírus. Você não está infectada, está imune!

Boa tarde Dra. Paula
Estou grávida de 14 semanas e meu resultado deu IgM 49,6UA/ml e IgG 4,2 UI/ml. A GO falou que algumas mulheres mantém memória positiva de IgM por longos períodos, e isso me tranquilizou um pouco. Gostaria de saber se é comum algumas pessoas apresentarem IgM positivo mesmo tempos depois deterem contraído o vírus. Outra questão é que não me lembro de ter pego nenhuma gripe forte nos últimos 6 meses, isso significa algo? Estou desesperada. Estou no aguardo do teste de avidez, ele é realmente conclusivo?
Obrigada
Nise

Infelizmente, as lesões (os machucados) no cérebro do seu filho causadas pelo CMV foram feitos durante a gravidez. Até hoje, não existe nenhum remédio que consiga revertê-las. O que pode ser feito é caprichar na estimalação dele, que imagino ser exatamente o que você está fazendo com toda essa equipe multidisciplinar. Desta forma, você faz com que as áreas saudáveis, sem lesões do cérebro funcionem o máximo possível, podendo compensar parcialmente as áreas que foram acometidas.

Peguei meu exame ontem,mas como só vou ao médico dia 18/06 estou super anciosa,pois meu cmv igg foi de 250.0 UA/ml reagente,e o igm foi de 0.46 S/CO indeterminado.Tenho um filho de 5 anos,mas como engravidei e o tive no Japão,não fiz este tipo de exame lá.Gostaria de saber se este valor do IGG indica q já tive a doença a um tempo atráz.Por favor Dr° Paula ,acabe com essa minha anciedade…

Obrigada

O CMV muitas vezes causa uma infecção sem sintomas, portanto, o fato de você não lembrar de ter se sentido gripada recentemente não ajuda muito para se ter uma idéia de quanto tempo você entrou em contato com esse vírus. Essa resposta será respondida pelo teste de avidez.
O IgM realmente pode ser positivo por um longo período, e é exatamente por isso que é necessário o teste de avidez. Esse é um bom teste para se ter uma idéia do quão recente foi sua infecção.

Mas o fato de já ter um filho,sem saber se já era imune ao virus ou não ,há possibilidades do meu primeiro filho ter tido algum comprometimento,mesmo até agora não apresentar nenhum sintoma??

Como seu título (valor) do IgG foi alto, e o IgM indeterminado, essa infecção ocorreu há um tempo, e você não deve se preocupar com isso.

Se ele não apresentou nenhum sintoma, ele não deve ter sido comprometido. Portanto, também não se preocupe com isso.

Olá Dra. Paula, hoje fiz minha primeira consulta do pré-natal e estou assustada. Meus exames de sangue deu positivo para CMV IgG 136,3, CMV IgM 40,4, CMV IgM captura 0,186 e o teste de avidez IgG 60,0%. Estou muito preocupada, por favor me ajude.

Muito obrigada Dr° Paula.Me sinto aliviada agora.

Seu teste de avidez deu alto, portanto, significa que seu contato com o CMV é antigo, o que é bom. Portanto, não precisa perder noites de sono por isso, pois tudo indica que você não terá problemas com o CMV. Mas não deixe de fazer um acompanhamento correto do pré-natal, e por volta de 20 semanas de gestação, realize o ultra-som morfológico.

BOA TARDE!!!

Dra. Paula

meu exame deu resultado do IgG positivo e IgM negativo a senhora me respondeu que já foi infectada mas hoje estou imuni, quero saber se corro o risco de me infectar novamente por já ter tido contato com o vírus(CITOMEGALOVÍRUS) ou esta imunidade protegerá e não correrei mas este risco?

Em medicina, nunca pode se dizer nunca, não existe 100%. Ou seja, não posso te garantir que isso não acontecerá de jeito nenhum, mas posso dizer que não deve ser uma coisa que você deve se preocupar, pois as chances são mínimas.

Tenho 34 anos,e estou com carocinhos no lado esquerdo entre 3 a 7 mm e no lado direito com 1 com 10mm e meu exame de citomegalovírus igg deu 7;40 isto é bom,me responda estou muito anciosa.

Olá Dra
Estou um pouco preocupada, estou com 12 semanas e alguns dias, e peguei o meu resutado do CMV o IGg deuPositivo e o IGm deu negativo, gostaria de saber se o meu bebê tem chances de nascer com sequelas e pq um deu positivo e o outro negativo.

Essa infecção é antiga, e esse resultado demostra sua imunidade contra esse vírus. Portanto, não se preocupe com isso.

Esses carocinhos são nos ovários? Se forem, eles são completamente normais, e o maior deles, de 10mm, provavelmente é seu corpo lúteo, o cisto responsável pela produção dos hormônios que mantém a gravidez. Sobre sua sorologia, qual foi o resultado do seu IgM?

Dra Paula,

Fiz o teste de sorologia de CITOMEGALOVIRUS e deu resultado IgC 5,7 UI/mL. Nas notas interpretativas estão IgC<0,6 não reagente e IGM<15 AU/mL negativo. Fiz esse exame pois pretendo fazer uma inseminação in vitro, só que vai demorar para voltar ao médico. Fiquei preocupada se tenho ou não esse virus e se pode me atrapalhar em futura gravidez. Também sou portadora de EM e tomo Betainterferon. Obrigada! Aguardo resposta.

dr.fiz um exame do meu IGM de37,20 e o meu IGG deu 8,20.Estou com 9 semanas de gravidez.Qual a possibilidade do meu bb nascer com alguma deficiência?

Boa tarde Dra Paula,

Estou vendo o meu resultado de exame IgG que deu indeterminado 6,8 UA/ML e o IgM deu negativo isso é normal?
Posso tentar ter meu bebê tranquilamente?
Grata

Sim, o que importa na verdade é o resultado do IgG para verificar a presença de infecção recente pelo CMV.

Para poder interpretar esses valores do seu exame eu preciso saber qual é o valor de corte do exame (pode mudar de um laboratório para o outro). Se ambos IgM e IgG forem acima desse valor, quer dizer, positivos, você deve fazer o teste de avidez para se poder ter uma idéia se sua infecção foi recente ou já faz tempo. E apenas daí é que se pode falar do prognóstico, das possibilidades que podem acontecer na gestação.

Seu exame mostra que você é imune ao CMV. Porém, se você está planejando fazer uma inseminação artificial, escolha um obstetra experiente para ter uma consulta antes desse procedimento. É importante você ter um aconselhamento referente ao seu tratamento e acompanhamento com a EM, junto com uma possível gravidez.

Boa Noite!Soube agora que o exame citomegalovirus de minha filha grávida de 8 meses,deu positivo.Nos antriores,os resultdos não deram nada,e agora essa notícia me tirou o sono.Gostaria de saber se meu netinho corre riscos.
Atenciosamnte,
Maria Teresa.

Antes de mais nada acredito que sua filha deve confirmar esse exame, quer dizer, realizar de novo, para excluir uma hipótese de erro laboratorial. Se realmente der positivo, ela pode realizar um ultra-som para investigar se há sinais de alguma lesão, algum acometimento no neném pela infecção pelo CMV. E avaliando todos esses aspectos em conjunto, vocês devem se aconselhar com algum obstetra e neonatologista que tenham experiência nessa área, para poder programar o parto e o acompanhamento da criança logo após seu nascimento.
Porém, acredito que o mais importante nisso tudo é dar completo apoio e suporte para sua filha nesse momento, pois se você está preocupada, ela com certeza está muito mais.

oiiiiiiii tudo bem! meu nome é silvia ferreira do vale estou 1 semestre do curso de fisioterapia (puc)
no final desta semana vou eu e meu grupo vamos apresentar um trabalho de doenças infecciosas na gravidez e gostariamos de pder entrevista-la e tirar algumas duvidas sobre alguns procedimentos.
pois para nos o conhecimento previo dos fatores de risco na gestaçao diminui drasticamente o numero de crianças com doenças congenitas por favor contamos com a sua colaboraçao desde já muito obrigada

Dra. estou gravida de 21 semanas, e a 1 mes atras fiz um hemograma e deu que eu estava com CMV igg reagente 2,40 e igm nao reagente. Queria saber quais problemas estou sujeita, e meu bebê. Estou com tipo de uma verruga no colo do meu utero, fiz uma biopsia e estou aguardando o resultado, a médica falou que eu precisa fazer tipo uma raspagem para retirar isso. Gostaria de saber se isto é em decorrencia deste CMV ou pode ser outra coisa? e se isso também pode causar problemas a mim e ao meu bebe.

Obrigada

complementando…
Haveria problemas mais tarde de aamamentação? Ou poderei amamentar normalmente?

Podem me mandar suas dúvidas que farei meu melhor possível para respondê-las.

Seu exame sobre o CMV significa que você está imune a esses vírus. Essa alteração que você refere no colo do útero não é resultado desse contato com o CMV. Continue fazendo o acompanhamento dessa alteração com sua ginecologista, e não se preocupe com possíveis repercussões para sua gravidez ou amamentação, pois não faz mal ao neném.

Dra. Paula,
Em agosto de 2007 engravidei, porém em outubro tive um aborto retido, nessa época não fiz o exame de citomegalovírus. A causa do aborto não soubemos.
Em março deste ano 2009 engravdei novamente, porém antes de três meses soube novamente que tive um aborto retido, porém desta vez fizemos os exames genéticos e a causa foi trissomia 16. Este mê fiz o exame de citomegalovírus, o IgG deu acima de 250,0 AU/mL e o IgM foi 0,19, através destes exames tem como saber se em 2007 na época da primeira gravidez, se eu estava com o citomegalovírus? Aguardo anciosa pelo seu retorno.

Não há como saber quando você entrou em contato com esse vírus, apenas que você já entrou em contato com ele. Mas essa infecção não tem relação nenhuma coma trissomia do 16, isso foi uma alteração genética, nos genes das células que formariam esse embrião, resultado de um defeito na divisão celular. Em outras palavras, você não tem culpa pos isso ter acontecido, foi uma fatalidade.

tenho uma filha com 3 anos e 5 meses com sintomas de cmv ela é uma criança normal, mas demora mais tempo que as outras crianças.Mas ela tem traços de criança hiperativa, isso também pode ser do cmv?

Dra.Paula

estou muito preocupada, fui buscar as análises e o meu exame citomegalovírus, o IgG 238,0 AU/mL e o IgM foi 0,70. Estou grávida de 8 semanass tenho de estar preocupada?
Desde já agradeço a sua resposta

Esqueci-me de acrescentar que o IgG deu reactivo e o IgM não reactivo.

Olá. Dra. realizei exames CMV. Meu IgG deu 14,5 UI/ml, ou seja, reagente, pois deu acima de 0,6. Meu IgM deu <8,0 UA/ml, ou seja, não reagente, pois deu abaixo de 15,0 UA/ml. Como interpreto esses resultados? Há razão para preocupação, pois estou planejando uma gravidez?

Dra. peguei o resultado da minha biopsia que eu fiz em relação a alguma coisinha que a medica disse que apareceu no colo do meu utero e tinha assim: negativo para celulas neoplasticas, inflamação bacteriana e mucopurulenta com alteração e mais embaixo dizia sugestão de infecções viroticas (HPV). Ainda não levei na minha médica para que ela possa me dizer alguma coisa, só vou a ela na segunda-feira. Você poderia me explicar mais ou menos o que isso poderia causar, é algo muito serio? ou dar para ser tratado?

Obrigada

DRA.PAULA,BOA TARDE,EU FIZ O EXAME DO CITOMEGALOVÍRUS AVIDEZ-ANTICORPOS IgG E O RESULTADO DEU 51,0.OS VALORES DE REFERÊNCIA DO LABORATÓRIO:
50%:FASE CRÔNICA
E AGORA EU QUERIA SABER,SE O BEBÊ CORRE O RISCO DE NASCER COM ALGUM PROBLEMA OU NÃO,E TB QUERIA SABER SE TENHO MAIS ALGUM EXAME PARA SABER SE O BEBÊ ESTÁ CONTAMINADO POR ESSE VÍRUS.OBRIGADO!

Drª Paula,olá!

Fiz tratamento para engravidar durante cinco anos, com remédios ovulátorios e outros, após este período em 2006 engravidei sem estímulos e qdo estava de +de 20 semanas tive morte fetal, causa listéria ,tratei e mais uma vez desisti e em janeiro 2009 descobrir estar gravida mas em março tive aborto, gravidez anaembrionaria e tbem como causa citomegalovirus reagente. Hoje retomo minhas forças e penso em engravidar novamente, já q tenho 38 anos e nenhum filho , mas tenho medo de retornar. Sinceramente o que vc me aconcelha, pois hoje fiz as pazes com Deus e sei q ele apenas me protejeu, qdo perdi meus bebes, beijos espero anciosa seus conselhos. tenho amenorréia secundaria ovulação só qdo deus q e eu esqueço.

olá estou na minha 12° semana de gravidez e no meu exame deu igg positivo e igm negativo quas os riscos para meu bebê …por favor me alerte…

Drª estou com 15 semanas de gestação, o meu resultado de citomegalovirus IGG deu reagente e o citomegalovirus IGM deu negativo o que significa isso?????estou muito preocupada.

Ola Dra. Paula
Estou com 18 semanas e recebi o resultado dos meus exames e o de Citomegalovírus IgG deu um índice e 2.451, sendo portanto reagente. Estou muito preocupada no que pode acontecer com o meu bebê. Por favor o que isso signifca? Quero saber o que devo fazer. Muito obrigada.

Boa tarde, Dra, estou na minha segunda gestação com aproximadamente 10 semanas e recentemente recebi o resultado de citomegalovírus, anticorpos IgG = Reagente (152,8 UA/mL) e IgM = Não reagente. Gostaria de saber quais as chances de meu bebê adquirir alguma sequela e se deverei tomar algum cuidado em especial, pois trabalho na recepção de uma unidade de saúde que trata de portadores de SIDA. Seria o caso de afastamento ?

Dra. Paula, minha filhinha de 8 p 9 meses apareceu, há cerca de um mês, c sintomas de gripe e manchinhas q lembram dengue. Chegou a ficar internada por três dias (cogitou-se tb ser virose – exantema súbito) e , ao levá-la no seu pediatra, ele pediu sorologia, ao q deu positivo para citomegalovírus. Eu quero saber se a minha bebezinha corre algum risco de ter outra crise, ou algum outro probema relacionado a esse vírus, ou mesmo se ela pode ter alguma sequela disso. Obrigada!

Doutora estou gravida de 28 semanas e quando estava com 20 minha sobrinha apanhou varicela. Fiquei muito preocupada e à um mes fiz analises e deu igm 4 e Igg 1400 o que isso quer dizer???

Olá, menstruei dia 08/07, só q muito diferente 1º veio algo marrom, depois normalizou por 2 dias e voltou a ficar marrom, contando q antes de descer andei sentido neusea, enjoo, dor de cabeça, fome 3, 4 h da manã, vomito, hj seria p está menstruada + só ficou até ontem e algo marrom. continuo sentindo tudo que sentia antes: colicas no pé da barriga, enjoo, nausea, tontura… fis o BHCG deu NÂO REAGENTE (negativo). posso assim mesmo estar gravida?
por favor me responda.
Obrigada

Drª. Paula,

Estou grávida de 18 semanas, fiz o teste de CMV IgG e o resultado foi 77.8 e o IgM deu 0.11. Gostaria de saber o que significa essas afirmações, pois só a médica dia 21/07.

Desde já agradeço!

peguei o resultado do meu exame hoje, e estou grávida de 18 semanas, deu que o citomegalovirus IgG deu 2.28 UI/ml indeterminado, e o cetomegalovirus IgM deu não reagente, estou com o vírus ou posso ficar despreocupada, por favor me ajude, agradeço desde já.

DR. PAULA
MEU EXAME DEU CITOMEGALOVIRUS IgG MAIOR QUE 250.0UA/ML E ACABEI DE PERDER UM BEBE?

Boa noite. Tenho dois exames com IGG reagente e dois com resultado inconclusivo, o teste de avidez apresentou valor de 69%. Estou tentando engravidar mas estou muito preocupada, há riscos para a gravidez com estes resultados?

Bom dia! Estou com +/- 6 semanas de gestação. Acabei de pegar meus exames e descobri que estou com IgG 6,4 para CMV e IgM 51,1. Estou infectada?

Dra. Paula, muito obrigada por prestar estes esclarecimentos pela net, são mesmo mto uteis.
Já vi que qdo o exame CMV IgG dá positivo e o IgM negativo é pq já tive contato com o virus. Nesse caso então não devo me preocupar? Os valores de IgG foram bem altos (370) e fiquei bem preocupada. O meu exame de rubéola deu a mesma coisa IgG positivo e IgM negativo. Como só tenho consulta na semana q vem resolvi consultar a net.
Novamente agradeço!

Ola doutora. Tenho Candidíase a anos, já tomei de tudo e nada adianta, não sei mais oque fazer, estou desesperada. Já fui nos únicos 3 médicos d minha cidade e todos me dizem e receitam a mesma e coisa e o pior é que passei pro meu namorado e estou morrendo de remorso! Por favor me envie um e-meil com uma solução, outro remédio! obrigada Fernanda – RS

Estou grávida de semana e com +ou- semanas no meus exames deu IgG REAGENTE 250.0 UA/ML e o IgM deu NEGATIVO, eu não sei se isso pode acarretar algum problema para meu filho.
PORFAVOR ME ESCLAREÇA.

DESCULPA, NÃO SAIU AS SEMANAS, ESTOU COM 18 SEMANAS E COM +OU- 10 FIZ O EXAME.

Boa Noite,
Tive um Bebê de parto cesário a 3 meses atrás com idade gestacional de 36 semanas.Nasceu com desconforto respiratório e após 5 dias veio obto tendo como causa morte sépse e pneumonia.Agora realizei sorologia para CMV onde o IGG deu 36.9 e IGM não reagente.1º poderia ter havido a infecção durante a gesta]ao e isso ter causado a morte do bebê? 2º Pretendo engravidar novamente e gostaria de saber se isso trará algum risco para próxima gravidez?

Drª. Bom dia!
Fui ao médico está quinta fazer meu pré-natal, e nesta consulta ela me disse que eu precisaria tomar a vacina Anti Tetano. Entretanto, esqueci de relatar que no ano de 2007, tomei as 3 doses, já que era obrigatório na empresa que trabalho. Ou seja, será necessário eu também tomar na gestação? Outra coisa! Relatei que, tenho tido sangramento no nariz algumas vezes, e ela me disse se tratar de pressão alta, mas ontem quando isto ocorreu minha pressão estava 12 por 8. Como posso considerar!?
Sim! A médica também me disse que eu estava com 20 semanas e 3 dias, mas, na minha conta são 19 semanas. Pois a última vez que ovulei foi 10/03/09. Aguardo respostas!

Desde já muito obrigada!

Sobre a vacina do tétano, se você tomou essas doses, leve sua carteira de vacinação para seu obstetra para que ele possa anotar em seu cartão de pré-natal. Não precisa tomar novamente essa vacina.
Sobre o sangramento no nariz, ele pode ser decorrente de outras causas como a secura do ar, coçar o nariz, etc.
Sobre sua idade gestacional, veja meu texto: idade gestacional

Estou grávida de 12 semanas e meu exame de CMV deu IgG: >250ui/ml e IgM: 0.757

O que isso representa?
Quais os riscos que meu filho está correndo???

minha irma esta gravida de 6 meses e no exame dela de cvm deu igg 225,02 e igm 0.555, o bebe corre algum risco? estamos muito preocupadas

Olá Dra. Paula. Estou grávida de 34 semanas e fiz o teste para CMV no início da gravidez (6 semanas) e deu IGG e IGM negativos. Recentemente o meu médico pediu para repetir o exame (21/07/2009 – 31 semanas) e deu IGG reagente 1,3 e IGM não reagente. O GO disse que peguei infecção durante a gravidez, mas como não tive sintomas que não era para eu me preocupar, pois os ultrasons estavam todos normais até o momento (fiz o último com 27 semanas) e farei o próximo com 36. Na hora fiquei tranquila, mas quando cheguei em casa e fui pesquisar na internet, vi tanta informação ruim que estou muito preocupada. Também li que o CMV é um virus relacionado a Herpes. Meu marido a cerca de 1 mês teve herpes labial. Estávamos evitando o contato, mas li que ele pode ser transmitido muito fácil. Será que pode ter alguma coisa haver? Que riscos meu bebê corre de estar infectado, sendo que meu IGM deu negativo? Tem algum outro exame que devo fazer? Aguardo sua ajuda, pois estou muito preocupada.

bom dia doctora!o meu exame deu antc.IgG 11,4 e IgM nao reactivo..o k ker isso dizer..obrigado

Boa noite!
Doutora Paula fui ao médico para ver quais os procedimentos para engravidar. Ele me solicitou vários exames entre eles do Citomegalovirus. O CMB igG deu reagente 112,2 UA/ML e o CMV IgM Negativo. Pelo que pude entender já fui contaminada pelo vírus em alguma época e agora estou imune, certo? Tenho que tomar alguma providência antes de engravidar? Ou está tudo certo? Os outros exames estão ok.
Obrigada!

Prezada Ana, meu filho apresentou esplenomegalia e igm positiva para citomegalovirus. Ele tem 6 anos, o que pode acontecer com ele. me dê uma orientação. Obrigado

Olá, Dra. Paula!

Boa noite

Desde já agradeço a atenção.

Estou grávida de 10 semanas, meu exame de Rubéola-Anticorpos IgM deu resultado: Não Reagente, mas o exame: Rubéola -Anticorpos IgG deu resultado: 60,8 UI/ml, sendo que
a referência é Imunidade > 10,0 UI/ml.

Isso é grave ? Preciso de algum tratamento especifíco?

Drª, tenho 4 meses 2 meio e o resultdado da minha analise deu o seguinte:
IGG- Positivo,titulo:40 aU/ml
IGM-Negativo: 0.22

Até q ponto isso pode afectar o meu bebe?

Kátia, da parte do CMV, não há nenhuma precaução específica que deve tomar.

Olá Dra. Paula!

Estou grávida de 8 semanas e pelos exames de sangue foi detectado infecção por citomegalovírus.
IgG 137 UA/mL (reagente: superior a 15) e IgM 2,4 UA/mL (reagente: superior a 1,4)
Avidez de 59% (referência: baixa avidez inferior a 30%)

Estou muito preocupada e tenho perdido noites sem dormir, pois sei que há riscos sérios de contaminação do meu bebe. Gostaria de saber quais são os exames indicados para o acompanhamento durante a gestação e qual a periodicidade que devo estar realizando a ultrassonografia.

Obrigada;

Sandra.

estou gravída a 8 semanas e meu igg deu positivo e o igm indeterminado o que é isso?

dr., olha esse exame isso que dizer que estou infectada, e meu bebê?
IMUNOLOGIACITOMEGALOVIRUS IGM : INDETERMINADO 0.88 .EXAME REPETIDO E CONFIRMADO PELO METODO ELFA VR: Negativo: inferior a 0.85 Indeterminado: 0.85 a 1.00 Positivo: superior a 1.00 Este exame e certificado pelo COLEGIO AMERICANO DE PATOLOGIA Material: SORO METODO: QUIMIOLUMINESCENCIA CITOMEGALOVIRUS IGG : positivo maior que 250.0 VR: Negativo : inferior a 6.0 Indeterminado: 6.0 a 15.0 Positivo: superior a 15.0 Este exame e certificado pelo COLEGIO AMERICANO DE PATOLOGIA Material: SORO

Dra.Paula, me dê uma ajuda!Fiz o exame do Citomegalovirus e o ÍGG e Igm deram reagente, teste de avidez 77 %.
Estou gravida de 17 semanas.Quais os riscos o meu bebê corre?
Origada

Oi Dr Paula tenho um filho de 7 anos na gravidez dele tive citomegalovirus mas ele nao nasceu com nenhuma sequela agora estou querendo engravidar de novo tenho alguma chance de ter citomegalovirus na proxima gravidez .

Dra. por favor me ajude: Estou com 5 meses de getação e fiz há alguns dias meu exame de citomegalovírus, e o resultado foi assim: IGM 1,0 (Indeterminado) e IGG maior 250 VA/ML (reagente). O que isso significa? Meu BB corre riscos? Em que proporção? Fiz uma morfológica a 2 dias atrás e está td perfeitinho com meu BB. Por favor me esclareça.

nao deixe de me responder por favor

Dra,

Estou grávida de 8 semanas , fiz o exame de sangue e deu reagente para citomegalovirus IGG – Rubeola IGM não reagente – Rubeola IGG reagente.

Esta é minha 2. gravidez tenho 1 filho de 10 anos e nos exames que fiz na epoca todos derão não reagente.

Estou muito preocupada , quai os riscos o bebe ter problemas?

Será que peguei na Gravidez este vírus.

Me ajuda, preciso saber os riscos…

Agradeço!!

ola boa noite doutora carla a minha duvida é que eu estou gravida de 8 semanas e as analises que eu fiz deu positivo que o bebe tem rebeola porque eu ja tinha tido em pequena pois estou preocupada e tenho medo que cuidados devo ter é preocupante

Olá, boa noite
estou com dúvida quanto aos resultados.
O meu IgG 4,7 UI/mL e o meu IgM 62,5 UA/mL. No exame não fala se é positivo ou negativo. Estou com 20 semanas de gestação.
Fiquei preocupada com o IGM, parece alto.
Aguardo resposta.
Obrigada.

Olá Dra. Paula,

Estou com 5 semanas e 4 dias de gravidez e peguei hoje os meus resultados do Citomegalovírus e para anticorpos IgG o resultado foi maior do que 250 UA/mL; já o dos anticorpos IgM foi inferior a 0,85 (que nos valores de referência deste laboratório significa não reagente). Posso ficar tranquila como estes resultados, apesar do meu IgG ser bem elevado?!?!!?!?

Uma outra curiosidade é a de que li na internet que este vírus faz parte da família Herpes Vírus e li também que não é possível ter Herpes sem ter tido catapora e eu nunca tive catapora … Você pode me esclarecer estas dúvidas?!?!?!?!?!?!?

Desde já, muito obrigada.

Boa tarde Dra paula, fiz os sequintes exames (TODOS FIZ NO MESMO LABORATÓRIO):

Abril 2009 – 1 trimestre de gravidez
CMV IGG – 10,1 UI/ML (reagente – superior a 0,6) e o IGM – 21,6 UI/ML (não reagente – igual ou superior 30 UI/ml). Fiz a avidez de IGG, nem sei pq, mas fiz e deu 0,51 (índice de avidez alta).

Agosto 2009 – 2 trimestre de gravidez
CMV IGG 3,3 UI/ML – (reagente)
CMV IGM 34.0 (REAGENTE – IGUAL OU SUPERIOR A 30 UI/ML)

A médica pediu pra eu repetir
CMV IGG 4.7 UI/ML (reagente)
CMV IGM 38.8 (REAGENTE)

A minha dúvida é ? É normal o título de IGM ir aumentando? Este título pode ser considerado variação insignificante? Pq no laudo do laboratório eles informam – Os resultados de IGM encontrados repetidamente com índices baixos e valores inalterados ou variações insignificantes do título, na ausência de variação significativa de IGG, não são compatíveis com a infecçào aguda ou recente. É provável tratar-se de reaçào cruzada ou presença de IGM residual. Entretanto, no caso de gravidez, é recomendável o acompanhamento sorológico.

Obrigada!!!!

Olá. Estou grávida do meu segundo filho e na primeira gestação a obstetra não pediu o teste para citomegalovírus. Quando meu filho nasceu perdeu peso, voltou para o hospital e descobrimos que ele tinha o citomegalovírus, mas não ficou com seqüelas. Na época, há sete anos, meu IGG deu 21 e o IGm não regante. Agora estou com muito receio desta segunda gestação. Gostaria de saber de estou imune ao vírus, se posso transmitir para o segundo filho e se a transmissão pode ocorrer em qualquer estágio da gravidez.

Ola dra, tenho um filho de 5 anos e que é normal…mas a cerca de 2 anos engravidei novamente e com 17 semanas perdi o bebê…depois descobri que havia contraído cmv naquela gestação e que possívelmente esta seria a causa de aborto, bom acontece que acabei de saber que estou gravida novamente e queria muito saber se ainda existe a chance de um novo aborto por causa do cmv? Obrigada, Joana

Boa tarde, dra. Paula,

Fiz o teste do CMV e meu resultado deu IGM não reagente e IGG 12,3. Tenho um filho de três anos mas não havia feito esta sorologia antes. Qual é o risco desta infecção ser recente? Estou com 17 semanas de gravidez. Obrigada!!!

Dra Paula
Estou grávida de 5 semanas e meu IGM de citomegalovirus deu negativo. Isso significa que não estou imune ao vírus? Existe vacina?
Obrigada

Desculpe! Errei! Na verdade meu IGG deu negativo…

Dra,

Estou gravida de 15 semanas e 2 dias e vi o resulatado do meu exame hj pela internet e a conclusão foi:
citomegalovirus IgG: reagente 195,6
citomegalovirus IgH: não reagente 0,17
O QUE ISSO QUER DIZER????ESTOU DESESPERADA….

Olá Dra, Por favor esclareça minha dúvida…estou grávida de 6 semanas e meu exame deu leucocitos alterados e citomegalovirus igg 3.3 ui/ml (reagente) Gostaria de saber que conduta devo tomar??? E quais são os riscos para gravidez e para o bebê???

boa tarde!

Meu exame de sangue deu IgG 1,1 e Igm não reagente devo me preocupar qto a isso , pois estou desesperado com medo de algo com meu bb, sou mãe de 1ª viagem

Boa noite Doutora.

Estou gestante a um mêsé minha primeira gravidez. Minha tia esta gestante a 8 meses, hj ela descobriu que esta com citomegalovirus IGM Positivo.
Minha dúvida é se eu corro risco de contrair a doença por ter tido contato leve com ela.
Estou muito preocupada pois li sobre a doença e vi que é muito grave, já comecei o pré natal mas quero tomar todos os cuidaddos possiveis.
Grata

Me ajudem! O meu IGM : Reagente e IGC 2,60 . Resultado mostrado no teste que a GO passou ela ao ver o teste pede com toda a clareza que eu nao tenha o bebe, pois eu sou + em citomegaloviris, estou entrando no 4 mes e to sem saber como agir.fiz o teste de avidez mas aainda n sai o resultado. teria alguem que peudesse me orientar.

Que causas a infecção pelo CMV, pode causar no inicio da gestação? Tive duas gestações e na 6ª semana na US foi constatado que o feto não evoluia mais.

olá,meu marido teve cmv há tres meses ,fiz o exame e consta que meu igg é de 101 e meu igm de 8 ou seja igm nao reagente ,ja o meu marido tem igg de 250 e igm de 76 reagente e igm captura de 0,22 inconclusivo .este é o ultimo resultado pois faz tres meses q ele esta fazendo exames e eu tambem o meu sempre da o mesmo resultado ja o dele o igm captura ja esta dando inconclusivo .gostaria de saber se posso engravidar ja q tenho igg de 101 e igm de 8 mesmo ele estando com o cmv?

olá,meu marido teve cmv há tres meses ,fiz o exame e consta que meu igg é de 101 e meu igm de 8 ou seja igm nao reagente ,ja o meu marido tem igg de 250 e igm de 76 reagente e igm captura de 0,22 inconclusivo .este é o ultimo resultado pois faz tres meses q ele esta fazendo exames e eu tambem o meu sempre da o mesmo resultado ja o dele o igm captura ja esta dando inconclusivo .gostaria de saber se posso engravidar ja q tenho igg de 101 e igm de 8 mesmo ele estando com o cmv?

Minha esposa estava na 5ª semana quando recebeu os resultados de IGG e IGM positivos. Fez avidez no início da 10ª semana e deu FLEURY 65% e PARDINI 85%. Ela já tinha IGG positivo desde o ano de 2005. Teve gripe forte um mês antes da última menstruação. Qual a chance de ter sido uma reativação ou uma reinfecção? Em ambos os casos, qual o risco para o bebê?

Boa noite, Dr. Paula,

Estou super preocupada perdi o bebê com 11 semanas, e acabei de descobrir que estou com CITOMEGALOVIRUS, ANTICORPOS IgG – maior que 250 UA/mL e CITOMEGALOVIRUS, ANTICORPOS IgM – Índice: 1,1 – INDETERMINADO. Posso engravidar de novo? Tem cura? O que devo fazer? Tenho herpes labial, tem alguma coincidência? Estou super preocupada, pois li que a criança pode nascer com algum problema. Obrigada.

Dr. Paula o exame de toxoplasmose igg deu reagente maior que 30,00 ui/ml eo igm indeterminado indice 1,85 eo reagente: indice maior e igual a 2,30. por favor me auxilie , o meu bebê pode nascer ou ficar com alguma deficiência

boa tarde o que significa esse resultado?

CITOMEGALOVIRUS IgG…………………….: Positivo

(Soro)

V.R.: NÃO REAGENTE (Método: Elisa )

CITOMEGALOVIRUS – IgM:………………….: Negativo

(Soro) (Método: Elisa )

V.R.: NÃO REAGENTE

HERPES SIMPLES TIPO II IgG…………….: Positivo

V.R.: Negativo

HERPES SIMPLES TIPO I/II IgG…………….: Positivo

V.R.: Negativo

HERPES SIMPLES TIPO I/II IgM…………….: Negativo

V.R.: Negativo

HERPES SIMPLES TIPO II IgM…………….: Negativo

V.R.: Negativo

espero que possa ajudar.
beijos!!

Dra, me ajuda!
Meu exame de citomegalovírus deu positivo, o Igm deu 0.556 e o IGg deu 226.0. Isso quer dizer que eu náo poderei ter filhos saudáveis? estou desesperada, me ajuda!

fiz um exame citomegalovirus IgG, resultado reagente 250,0 UA/ML e o resultado IgM negativo, o que significa.
obrigada.

Dr. Paula bom dia

Dr, trabalho em uma utineonatal, estou gravida de 5meses, e após ter cuidado algumas vezes de um bebê descobriran que ele esta com cmv , após esta descoberta me remanejaran do setor para o berçário, dizendo que era isolamento de contato e respiratório, 3 dias depois não tinha funcionário para trabalhar nesta uti, então pediran que eu entrasse mas ficasse longe do contato com este bebê, e que o risco não havia mais pois ele esta dentro de uma incubadora, detalhe este bebê é retirado todos os dia para controle de peso, quero saber se corri ou corro algum risco no inicio da gestação o meu IgG reagente eo IgM não reagente , desde já agradeço.

Dra. estou de 5 semanas e meu exame de Citomegalovirus IGG deu 236, quais as consequencias.

Drª Paula estou com 18 semanas fiz o exame de sangue e deu positivo tanto o IgG quanto o IgM eles deram respectivamente 1,9 UI/ml e o outro 61,9 AU/ml gostaria de saber se meu bebe corre muito risco de ser infectado por mim? Desde já agradeço.

DR. QUERIA SABER SE EU TENHO UMA DOENÇA MUITO GRAVE POIS NO MEU EXAME DE SANGUE DEU CITOMEGALOVIRUS IGG REATIVO E IGM NEGATIVO ME DIGE PORFAVOR SE EU TENHO MUITO QUE ME PREOCUPA É MINHA SEGUNDA GRAVIDEZ E NA MINHA PRIMEIRA DEU TAMBEM IGG REATIVO E IGM NEGATIVO MANDE A RESPOSTA POIS ESTOU MUITO PREOCUPADA..

Boa tarde, estou gravida de 6 semanas e acabo de pegar os resultados dos meus exames e só tenho consulta dia 23 então fiquei um pouco preocupada gostaria da sua ajuda meu citmegalovirus igm deu ñ reagente e o igg deu 2,9UI/ml o que isso quer dizer?

dra. bom dia, minha filha engravidou de novo quando estava com 04 meses da minha outra neta, seu resultado na época para citomegalovirus foi de igg 0,2 e igm não reagente em 15/10/2008, agora nesta outra gravidez ,o exame de 23/10/2009 deu igg 5,4 e igm 241,0, a médica pediu que refizesse o exame então o exame deu igg 6,2 e igm 72,7 em 07/12/2009, ainda não fizemos o teste de avidez, faremos dia 21/12, mas por esses exames a senhora poderia nos dizer alguma coisa estamos muito aflitas minha filha chorou muito, queríamos uma outra opinião, lemos tantas coisas pela internet que nos deixam mais confusas, então vi esse site e achei a senhora uma mulher de Deus que ajuda as pessoas acalmando-as e dando esperanças, parabéns por seu trabalho!!! precisamos mais de médicos como a senhora!! se puder nos responder diante de tantas outras perguntas ficarei muitíssimo grata. Feliz natal para a senhora e toda a sua família e muita saúde e paz de cristo para a senhora.

OI BOA TARDE

FIZ O EXAME CITOMEGALOVIRUS COM 2 MESES DE GRAVIDEZ E

DEU IGG-2,10 UI/ML E IGM 3,00 UA/ML O MEDICO FALOU Q

ESTAVA NORMAL.

AGORA EU FIZ COM 6 MESE E DEU ANTICORPOS IGG ANTI-

CITOMEGALOVIRUS 81,70

ANTICORPOS IGM ANTI-CITOMEGALOVIRUS – NAO REATIVO

A MEDICA NAO ME EXPLICOU DIREITO . E EU QUERIA SABER OQ

ISSO QUER DIZER. OBRIGADA

ANA PAULA

Infelizmente não respondo mais a comentários pessoais. Esse blog tem fins apenas didáticos.

Dra Paula

Olá, sejam bem-vindas ao meu blog! Antes de mais nada gostaria de me apresentar: sou médica formada pela USP, fiz residência em ginecologia e obstetrícia no Hospital das Clínicas da USP e faço pós-graduação em Medicina do Esporte na Escola Paulista de Medicina. Trabalho como médica voluntária no Hospital das Clínicas e tenho consultório na clínica Célula Mater.
Escrevo esse blog pois acredito que a mulher se beneficia muito quando entende seu corpo e o como as doenças atuam nele. Isso contribui com o acompanhamento clínico e o tratamento. A partir do momento que a paciente se torna uma pessoa consciente de seu corpo, ela fica mais ativa junto ao médico na busca pela saúde.
Infelizmente não consigo responder a questões individuais através dos comentários. O objetivo desse blog é didático.
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 395 outros seguidores

