Mulher Saúde

Toxoplasmose e gestação

Posted on: 09/05/2009

Porque é necessário fazer o teste de toxoplasmose no início da gravidez?
Pois a toxoplasmose é uma infecção que tem tratamento durante a gestação, tanto para a mãe como para seu neném dentro da barriga. E o diagnóstico só pode ser feito através do exame de sangue, já que essa doença pode aparecer sem dar sintoma nenhum.

Como entender o resultado do exame?
• IgM negativo e IgG positivo (imune): você já entrou em contato com esse bicho, e já criou defesa contra ele. Portanto, você não tem mais que se preocupar com esse problema.
• IgM positivo e IgG negativo (infecção aguda): você está com uma infecção por esse bicho, e precisa iniciar um tratamento contra ele. Além disso, deve-se fazer outros exames para investigar se houve contaminação do seu neném.
• IgM e IgG positivos (indeterminado): não é possível saber a quanto tempo você entrou em contato com esse bicho pela primeira vez. Pode ser há pouco tempo, ou há muito tempo. Para descobrir isso, você deve fazer outros exames.
• IgM e IgG negativos (susceptível): você nunca entrou em contato com esse bicho. Portanto, deve se prevenir para que esse contato não ocorra pela primeira vez durante a gravidez.

Como evitar entrar em contato com a toxoplasmose?
• Comer carnes bem cozidas, fuja das mal-passadas! A mesma recomendação para os ovos, sempre bem cozidos!
• Quando for mexer com carnes cruas, não encostar a mão nos olhos ou na boca antes de lavar bem com água e sabão.
• Lavar muito bem as frutas, verduras e legumes antes de comê-los.
• Evite contato com gatos e tudo que possa estar contaminado com as fezes deles. Porém, se você tiver um gato de estimação, não precisa doá-lo, basta ter alguns cuidados a mais:
 Alimente-os com carne bem cozida;
 Limpe todos os dias o recipiente onde ele deixa suas fezes com água fervendo, sempre usando luvas de borracha;
 O seu gato pode fazer um exame para detectar se ele possui ou não a toxoplasmose, e se for positivo, ele pode fazer o tratamento para curar dessa infecção.
• Use luvas de borracha ao mexer na terra, por exemplo, ao fazer jardinagem;
• Se estiver num lugar onde não saiba exatamente a origem da água que toma, é melhor ferver antes de tomá-la.

Quando repetir o exame de toxoplasmose?
Você só precisa repetir esse exame se for susceptível a ela. Nesse caso, pelo menos uma vez a cada 2 a 3 meses (a cada trimestre), ou quando tiver sintomas como uma gripe com febre alta, gânglios no pescoço (ínguas), e a pele vermelha.

8 Respostas to "Toxoplasmose e gestação"

Dra. Paula

No inicio da minha gravidez descobrir que tinha toxoplasmose e ao procurar o infectologista ele me medicou da seguinte forma: 2 comprimidos de espiramicina a cada 8 horas durante 3 semanas com intervalos de 15 dias para novo inicio. Ja estou com 26 semanas de gestação e ele não muda a dosagem do remedio apesar do meu IGg ter baixado significativamente…na ultima consulta ele ainda me disse que tomarei a medição até o final da gravidez!!

Estou ficando nervosa pois como se trata de um antibiótico fico pensando no meu nenêm.. Dra, pode parecer antiético, mas será que devo procurar outro infectologista para uma nova avaliação do meu caso?

Desde ja lhe agradeço, pois ja li outros comentários seus em tópicos recentes e me tiraram muitas dúvidas

Abraço

Ingrid T.

meu IgG deu : <0,1
meu IgM deu: 2,8
Afinal o q significa? tenho toxosplamose?

Obrigada!

meu resultado deu igG < 10 UI/ml e o igM nao reagente, o que isso significa, obrigada

Oi Dr. Paula,

Meu meu IgG deu : indeterminado
meu IgM deu: positivo 250.0
O q significa?

DrªPaula

Tenho um caso sobre toxoplasmose e se possível gostaria que me oferecesse algum esclarecimento, pois consultei dois médicos obstetras, no entanto, com visões divergentes sobre o caso. Segue meu histório, se puder avaliar…

16 fevereiro 2009 – não estava grávida, fiz exames de sangue, e acusou IgG e IgM positivos para toxoplasmose (médico não receitou nehum medicamento)
15 junho 2009 – engravidei (4 meses após o exame anterior)
20 agosto- fiz exame de sangue, o de toxoplasmose acusou novamente IgG e IgM positivos ( a médica também não receitou nenhum medicamento)
27 agosto- refiz o exame, deu IgG e IgM positivos e o de avidez deu moderada.
08 setembro – refiz o exame, IgG e IgM positivos e avidez elevada.
No entanto em,
29 setembro – refiz o exame e a avidez diminuiu, dando novamente moderada.

Dessa forma, estou confusa, pois um dos médicos indicou tratamento e o outro, que inclusive começei o tratamento com ele, não indicou nada, disse q tava tudo normal. Agora não sei em quem acreditar.

Grata desde já

Boa tarde, a semana passada descobri que estava gravida de 6 semanas, hoje recebi o resultado das analises e indicavam que tenho o virus da toxoplasmose, tou em panico pois e o meu primeiro filho e nao sei que fazer… tem cura? eu nao quero perder o meu filho, mas tambem tenho medo que o bébé nasça com mal formaçoes…
Diga me qualquer coisa…

obrigada e parabens pelo blog…

meu IgG deu 16,9 IU/ml
o que significa estou um pouco preocupada,estou gravida de gêmeos 8 semanas e ja tive dois aborto so tenho consulta o mês que vem
obrigada pela resposata desde já..

Infelizmente não respondo mais a comentários pessoais. Esse blog tem fins apenas didáticos.

Dra Paula

Olá, sejam bem-vindas ao meu blog! Antes de mais nada gostaria de me apresentar: sou médica formada pela USP, fiz residência em ginecologia e obstetrícia no Hospital das Clínicas da USP e faço pós-graduação em Medicina do Esporte na Escola Paulista de Medicina. Trabalho como médica voluntária no Hospital das Clínicas e tenho consultório na clínica Célula Mater.
Escrevo esse blog pois acredito que a mulher se beneficia muito quando entende seu corpo e o como as doenças atuam nele. Isso contribui com o acompanhamento clínico e o tratamento. A partir do momento que a paciente se torna uma pessoa consciente de seu corpo, ela fica mais ativa junto ao médico na busca pela saúde.
Infelizmente não consigo responder a questões individuais através dos comentários. O objetivo desse blog é didático.
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 427 outros seguidores

