Mulher Saúde

Ciclo menstrual

Posted on: 18/05/2009

O ciclo menstrual é o resultado da interação de uma série de hormônios produzidos na mulher, que interagem entre si. Os hormônios envolvidos nesse processo são produzidos no cérebro (FSH e LH) e nos ovários (estrógeno(E) e progesterona(P)). Os hormônios produzidos no cérebro possuem basicamente a função de regular os hormônios ovarianos, sem outras ações no corpo. Já os ovarianos, além de regular o ciclo menstrual, tem outras ações.

Regulação hormonal:

FSH→estimula→E→estimula→LH→estimula→P

    FSH←inibe←E                             LH←inibe←P

Ações hormonais no útero:

Estrógeno: faz o endométrio (camada de dentro do útero) crescer, ficar espessa.

Progesterona: faz o endométrio ficar estável, firme, e mais irrigado, com mais vasos sanguíneos. Também leva a um aumento das glândulas secretoras, resultando num aumento da secreção vaginal fisiológica (normal).

Ciclo menstrual:

Fase folicular:

Inicia-se no primeiro dia do ciclo: o primeiro dia da menstruação. Nessa fase ocorre um aumento do FSH, que estimula o desenvolvimento de alguns folículos, com conseqüente aumento da sua produção (pelos folículos) de estrógeno.

Os folículos são as estruturas compostas por um “futuro óvulo” (célula que se transforma no óvulo ao ficar madura) rodeado por células produtoras de hormônios, a granulosa. São essas as estruturas que, quando são vistas no ultra-som, podem ser descritas como pequenos cistos.

No início da fase folicular há uma estimulação desses folículos, até que um deles se torne o dominante, ou seja, produz uma quantidade de estrógeno suficiente para inibir a produção de FSH. Quando há essa queda do FSH, os outros folículos que estavam se desenvolvendo “murcham”, e param de amadurecer.

Ovulação:

Esse folículo dominante, ao produzir altas doses de estrógeno, induz uma grande liberação do LH, que é chamada de “pico de LH”. É esse “pico de LH” o responsável pela ovulação, ou seja, se não houver esse “pico de LH”, não há ovulação.

A ovulação é a saída do óvulo de dentro daquela camada de células produtoras de hormônios (que está no ovário), para dentro da tuba uterina, onde espera para ser fecundado por um espermatozóide.

Fase lútea:

Essas células da granulosa, sem esse óvulo dentro, agora se chamam corpo lúteo. O corpo lúteo, quando é visto no ultra-som, pode ser descrito como um cisto simples, e é completamente fisiológico (normal).

Esse corpo lúteo é mantido pelo hormônio LH, e produz predominantemente progesterona. Porém, como a progesterona inibe a produção do LH, ele acaba “murchando” aproximadamente 14 dias após a ovulação. Quando isso ocorre, resulta na menstruação.

 

9 Respostas to "Ciclo menstrual"

Tenho 2 anos e preciso de respostas mais claras sobre meus exames de FSH, o meu ginecoligista apesar de renomado, me deixa com muitas duvidas sobre o que pergunto, ele utiliza termos que as vezes não entendo. A 1 mês fiz o exame de FSH o diagnóstico foi 39,06 mIU/mL, por indicação do mèdico tomei o medicamento “UTROGESTAN 200mg”. refiz o exame após o término da medicação e baixou para 8,58 mIU/mL. Passei um Fax do resultado para o médico e ele me retornou dizendo que está bom e só. Mas preciso saber: esta bom quanto? Eu estou na fase folicular 2,5 a 10,2, meio do ciclo 3,4 a 33,4 ou na fase Lutea 1,5 a 9,1, ou estou em todas elas? Essas são minhas dúvidas, preciso saber o que significa estar com o FSH 8,58 mIU/mL? Será preciso baixar mais esse diagnóstico ou está dentro da normalidade? O que eu tenho de mais ou de menos? Ficarei grata se me responderem estas dúvidas e de preferência sem termos técnicos

pode me tirar uma duvida ,fiz alguns exames e deu o seguinte LH 71,66 e fsh 16,64 mas meu médico me indicou indux para ovular ,mas não entendi o resultado do LH ,ta muito bixo ou alto.

MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO OBRIIGADA, ME AJUDOU EM MUUUUUUUUUUUUUUUITO :) Qualquer coisa me chama ae.

eu nao sei porque eu nao sou mulher thauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Adooorei brigadão!Dra. Paula!!

Olá!
Dra. Paula,
Deixei de tomar anticoncepcional a dez meses e estou tentando engravidar desde então. Fiz recentemente alguns exames e estou com muitas dúvidas.
O primeiro resultado foi: LH 5.41; FSH 7.21, E2 78.2.
O segundo resultado foi: LH 6.30 e FSH 7.23, após ter tomado 2 meses de Serofene 50 mg.
O que você aconselha como próximo passo?
Já consultei dois médicos com diagnósticos totalmente diversos e por isso estou muito insegura quanto ao que fazer.
O meu médico que partir para uma videolaparoscopia e o segundo disse que não tenho nenhum problema, alegando que os exames estão normais.
Por favor, me ajude!
Obrigada!

olá Drª. Paula, fiz os exames de progesterona ( 5,32 ng/ml ) de estradiol e-2 ( 64,3 pg/ml) e também de FSH ( 8,0 mUI/ml ) fiz todos esses na 2ª.fase do ciclo menstrual . Será que está dentro do normal esses resultados? Obrigada !

Olá Dra Paula, será que pode me esclarecer
uma dúvida… é o seguinte… a dois meses atras
fui submetida a uma CAF para retirar uma pequena lesão
por hpv, desde então tenho percebido minha menstruação diferente. Ela esta mais prolongada ( de 4 passou para 6 dias) e sai pouco daqueles pedacinhos e vem bem mais vermelha…
Estou tentando engravidar tenho medo que isso atrapalhe.

desde ja obrigada pela atenção!

Vou tomar comprimido anticoncepcional, antes utiliza outros métodos: camisinha e coito interrompido. Vou começar a tomar no primeiro dia da mestruação, a partir dos primeiros dias de uso da pílula eu já posso mater relações sexuais com meu namorado sem medo de engravidar? Ou tem que usar a pilula e outro método?

Infelizmente não respondo mais a comentários pessoais. Esse blog tem fins apenas didáticos.

Dra Paula

Olá, sejam bem-vindas ao meu blog! Antes de mais nada gostaria de me apresentar: sou médica formada pela USP, fiz residência em ginecologia e obstetrícia no Hospital das Clínicas da USP e faço pós-graduação em Medicina do Esporte na Escola Paulista de Medicina. Trabalho como médica voluntária no Hospital das Clínicas e tenho consultório na clínica Célula Mater.
Escrevo esse blog pois acredito que a mulher se beneficia muito quando entende seu corpo e o como as doenças atuam nele. Isso contribui com o acompanhamento clínico e o tratamento. A partir do momento que a paciente se torna uma pessoa consciente de seu corpo, ela fica mais ativa junto ao médico na busca pela saúde.
Infelizmente não consigo responder a questões individuais através dos comentários. O objetivo desse blog é didático.
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 429 outros seguidores

