Mulher Saúde

Como tratar a candidíase?

Posted on: 31/05/2009

Como percebi um padrão semelhante nas perguntas de todas vocês, e que suas dúvidas são decorrentes da falta de alguns conceitos sobre a ginecologia, resolvi escrever novos textos tentando abranger todos os temas levantados nas perguntas que recebi. Acredito que no fundo, todas vocês têm as mesmas curiosidades, e cada uma as expressa pelo ponto que mais as incomoda.

Uma coisa que vocês podem perceber é que o objetivo dos meus textos é ensinar a mulher a se entender, para desta forma poder cuidar melhor dela mesma. Mas é impossível para qualquer mulher se auto avaliar quando existe algum problema em sua vagina. A vagina é um órgão secreto, escondido. Ela é voltada para dentro, e só pode ser examinada adequadamente com a ajuda dos instrumentos ginecológicos. Por isso o ginecologista deve ser presente na vida de toda mulher, pois apenas ele pode ver, examinar e sentir essa vagina para poder chegar a uma conclusão.

Sem dúvida que os sintomas e incômodos que a mulher sente são imprescindíveis para se chegar ao diagnóstico mais adequado. Mas nem tudo que coça, arde e incomoda, e vem acompanhado de corrimento é candidíase. Se a medicina fosse tão fácil assim, e tivesse um remedinho mágico que conseguisse acabar com esse incômodo tão freqüente sentido pelas mulheres, a candidíase e seus diagnósticos diferenciais (que são as outras doenças ou alterações vaginais que se comportam parecidas com a candidíase) já teriam sido resolvidas, curadas. E é exatamente o oposto que acontece!

Como é possível acabar com esses incômodos?

Quero esclarecer um conceito médico que acredito que poucos pacientes saibam: em medicina, o diagnóstico final, a origem de todo aquele incômodo, não é esclarecida logo no início. O que acontece no raciocínio médico são as hipóteses diagnósticas, ou seja, nós avaliamos a paciente com sua história, examinamos a procura de alterações que justifiquem as queixas, e a partir daí fazemos suposições em nossa mente que possam explicar e englobar os sintomas que estão acontecendo com aquela mulher. A partir daí começa toda a investigação diagnóstica, que pode variar desde a indicação de um tratamento para a minha hipótese, até outras pesquisas com exames adicionais.

Dependendo do resultado desses exames, e se a paciente melhorou ou não com o tratamento que a receitei, que essa hipótese é confirmada ou afastada. Aí eu também levanto outra importância na investigação dessa mulher: ela não deve apenas se consultar uma vez, mas sim manter um acompanhamento para que seu problema consiga ter uma solução adequada. Se o tratamento falhar, não significa uma derrota. Indica que aquela hipótese pode ser excluída da lista, e que a investigação deve prosseguir, com novos tratamentos e novos exames.

Se o tratamento acabar com os sintomas, curar o problema, também não significa que esse tratamento sempre resolverá. Se ela voltar a ter o mesmo quadro, não pode repetir o mesmo tratamento sem se consultar antes com seu ginecologista. Esse costume das mulheres usarem remédios sem indicação médica pode ser muito mais prejudicial do que imagina.

Quais podem ser as conseqüências da auto-medicação?

Imagine uma situação típica, daquela mulher que começa a ter uma irritação na vagina, e ouviu falar que o creme “X” e o remédio “Y” resolveram tudo na sua amiga. Aí ela usa essa medicação, e tem uma melhora dos seus sintomas por um tempo, porém eles retornam. Ela pensa “vou usar novamente aquela receita mágica”, e assim isso vai se repetindo. Com o passar do tempo, ela percebe que as características do corrimento e da irritação mudam um pouco, e se tornam cada vez mais freqüentes. Os remédios que antes resolviam tudo, agora resolvem só uma parte. Porque isso está acontecendo?

Por alguns motivos (que enumerarei nesse texto, e os explicarei em novos posts, separadamente): a causa da irritação pode ser outra, e a medicação está completamente inadequada (importância dos diagnósticos diferenciais, da avaliação de outras causas que possam explicar o que está acontecendo com a mulher); a causa da irritação pode ser a mesma, mas você já usou esse remédio tantas vezes que os bichos que sobraram na sua vagina não são mais atingidos por essa medicação (o que é chamado de resistência); o uso dessa medicação matou alguns bichos que são responsáveis pela flora vaginal, pelo ambiente da sua vagina, e esse desbalanço deixou você mais susceptível a outras infecções (alteração da flora vaginal); ou que você na verdade está com uma queda da sua imunidade, do seu sistema de defesa contra doenças, e essas infecções são a ponta do iceberg de um problema maior (manifestações vaginais recorrentes podem indicar uma queda da imunidade).

Por todas essas razões, e por tantas outras que ainda pretendo abordar em textos futuros, que volto a insistir: tenha amor a sua vagina, trate-a com carinho e dedicação. Por mais incômoda que seja a consulta ginecológica, ela é sempre a melhor solução para que você tenha sempre uma vagina saudável, e mais do que isso, um corpo saudável! Muitas vezes doenças sistêmicas, ou seja, em outros órgãos, se manifestam com alterações vaginais. Assim, sua vigilância constante pode garantir o diagnóstico precoce de outras doenças, melhorando seu prognóstico, sua evolução.

Você gostou desse texto? Então leia corrimentos

53 Respostas para "Como tratar a candidíase?"

Cara Dra
Estou na 19a semana de gravidez e cometi um erro que talvez seja grave. A minha medica recomendou o tratamento de uma candiase avancada com creme vaginal e ao mesmo tempo o tratamento de uma infencao urinaria. acontece que eu tratei a candiase correctamente, entretanto nao cumpri rigorosamente com o tratamento com antibiotico. Ao inves de tomar 3 vezes ao dia, como recomendou a medica, fui tomande 2 vezes ao dia, por causa do meu horario de refeicoes que nao consegui consiliar. Entretanto, uma semana apos ter terminado os comprimidos (mal tomados) e o creme (bem aplicado), senti muita comichao no topo dos labios, mais para o lado do canal da urina. Ao mesmo tempo, vai saindo um corrimento branco como iogurte e sem cheiro…..estou preocupada porque acho que a infecao urinaria podera ter efeitos sobre o ambiente da vagina. Help!

Realmente você deveria ter tomado os antibióticos para tratar de sua infecção corretamente, pois o uso inadequado deles pode levar ao que chamamos de resistência bacteriana: ele mata as bactérias mais “fraquinhas”, só que as mais “fortes” sobrevivem, e quando se procriam, criam uma infecção que é mais difícil de ser tratada. Mas não quero que você saia correndo para farmácia para comprar novamente esse antibiótico só porque eu te falei isso. Você pode ter conseguido tratar dessa infecção mesmo com esse seu tratamento “relapso”, e isso que apresenta agora pode ser apenas uma irritação local. Para que se possa tirar essa dúvida, você precisa procurar sua obstetra para que ela possa te examinar e, se julgar necessário, pedir exames adicionais para verificar o que está te acontecendo.

Bom dia Dra.Paula,

Tenho 21 anos , meu ciclo mestrual nunca foi “certinho” , porém minha ultima mestruação foi no final de Abril, ando sentindo meus seios doloridos, há dias que não doem muito porém outros que ficam intocaveis (Nunca senti meus seios doloridos, próximo a mestruação), ando sentindo muita azia, salivação execessiva , uma sonolencia muito grande durante o dia e ando chorando por qualquer coisa( se duvidar atá comercial de absorvente me emociona) fiz um teste de gravidez na ancia (Baby Sure) porém deu negativo,será que mesmo assim corro o risco de está gravída ou pode ser coisa da minha cabeça, por querer muito está , posso esta imaginando coisas ?! Antes eu tinha um corrimento intenso, trocava a calcinha sempre , agora tbm nem corrimento ando tendo, é normal?

camisinha pode provocarestes sintomas

ola doutora paula meu nome é geni tenho 36 anos e ja faz 5 meses que sofro com candiase candida ja tomei todos os antibioticos ja usei todos cremes vaginal mais ate agora continua doutora gostaria de saber se a viloeta gersiana cura eu não sei mais o que fazer gostaria que me respondesse obrigado

Realmente, esses sintomas que você descreve são compatíveis com gravidez, porém, também são compatíveis com uma TPM. Se você está com a menstruação atrasada, recomento que faça um novo teste de farmácia. Quem sabe não venha positivo!

A violeta genciana tem uma característica anti-séptica, ou seja, ela é boa para matar os bichos da vagina, mas não é específica para candidíase. Ela é ótima para aliviar os sintomas da candidíase, porém os estudos que avaliaram sua eficácia contra a Cândida não evidenciaram uma boa ação contra esse fungo. Portanto, é melhor não ficar passando esse produto na vagina sem uma indicação médica, pois ele pode levar a um desbalanço da sua flora vaginal (o ambiente da vagina), e assim você pode acabar tendo outras infecções lá.

Doutora!

Me ajude!!!!
Pq eu ando sentindo um ardor na vagina muito forte, tenho corrimento pastoso branquinhO e tem alguns messes q estou sofrendo disso. Arde muito, arde principalmente depois q me estresso… Eh um horror!! Ja fiz o exame preventivo e vou pergar o resultado daqui a 5 dias.
Nao aquento mais tenho esse tipo de corrimento desde os 11 anos e agora tenho 19 e continuo so q pior com esse ardor ate quando vou fazer xixi arde muito!! sera q tenho o q por fazer me diz algo q posso usar pra aquenter ate o resultado do exame ficar pronto!! ME AJUDE!!!!

Olá,
já tive candidiase várias vezes, mas sempre acaba voltando, ainda não consegui um tratamento que fosse definitivo.
Trato com fluconazol, candicort e banhos de acento com flogorosa.
Mas sempre volta, o que eu faço

Não existe como fazer um diagnóstico de corrimento pela internet! Principalmente se isso já é uma coisa de longa data. O diagnóstico e tratamento mais adequado é o acompanhamento com um ginecologista de confiança! O que posso e tenho feito é alertar vocês para algumas peculiaridades inerentes à candidíase, mas não tem como eu diagnosticá-las e tratá-las via internet!

Boa noite Drª!
Parabéns pelo site!
Gostaria de tirar uma dúvida. Fui diagnosticada , por minha médica, com candidiase ela me receitou uma dose única de fluconazol e creme colpistatin ( intravaginal) por 10 dias. Estou no oitavo dia de tratamento e tomei o fluconazol logo no primeiro dia de diagnóstico. O que acontece é que ainda estou com um pouco de ardência, a vagina ainda está avermelhada,não tem mais secreções mas ainda há erupções . O que pode ter acontecido? Visto que a outra vez que tive candidiase ( primeira vez que tive) em 3 ou 4 dias de tratamento eu já estava 100%. Muito obrigada pela atenção. aguardo contato.

( a mesma do post acima)Outra questão Doutora, é que a vagina era p/ ser de uma cor vermelhinha saudável mas ela está cinza, meio esbranquiçada.
Pode ser Herpes Vaginal? Qual os sintomas do herpes vaginal??

um abraço

Oi! Tenho uma pergunta a fazer. Descobri q tenho candidíase hoje lendo sua coluna e pesquisando em outros; e esses sintomas já tinham aparecido a um tempo atrás quando eu voltei de um clube, mas com o tempo desapareceu. Tem alguma forma de tratar sem precisar ir ao médico?(higiene)e se desaparecer os sintomas; corre o risco de voltar?

ola Dr tenho candidiase por cinco anos ja passei por varios tratamentos sem cura fluconazol durante 6 meses uma vez na semana usei varias pomadas mconazol,tnidazol,itraconazol nao acredito mas na cura.

Fernanda, quando você faz um tratamento em que não há melhora do quadro, o melhor a fazer é voltar no seu médico para ser examinada. Às vezes você acha que está com uma coisa, mas o que tem é outra. E para poder identificar ao certo o que está acontecendo, só indo ao ginecologista para saber.

A herpes tem uma manifestação que inicia comum formigamento na região onde irá aparecer, seguido pelo aparecimento de vesículas (bolhas), igual ao herpes labial. Essas vesículas podem se romper, resultando em feridas que cicatrizam em aproximadamente uma semana. Esse quadro é acompanhado de dor local intensa.

doutora, sou uma pessoa de situação baixa renda sem condições de comprar remedios, estou com candidiase existe algum metodo de me curar sem remedios quimico?
por favor me mande algum metodo natural se for possivel, obrigado.
pois ja não suporto mais esses imcomodos.

doutora, será que depilar toda a vagina ajuda a se contaminar mais facilmente com fungos e bacterias.

Olá Dra.Paula
Estou com corrimento tipo leite talhado e com mau cheiro,e isto está me encomodando muito, o que devo fazer, qual o tratamento, pois já tomei remedio e nada adiantou.

Aguardo ansiosa por sua resposta.

Olá Dr, gostaria de um esclarecimento, estou tratando candidíase há um mês eu já usei nistatina creme durante sete dias corridos como me foi orientado porem a candidíase sempre volta, passo um pouquinho mais do creme e some, agora começarei outro tratamento com cetoconazol via oral, será que minha candidíase está muito resistente e este remedio não tratará ela com eficácia?
Atenciosamente, Janaina

Dr.Ana Paula vc tem como me ajudar?Tenho 23 anos e estou com um problema de corrimento,ele está amarelado,pastoso,parecido com nata, mas é sem cheiro,tenho sentido tbém coceiras na vagina,principalmente perto deu menstruar,e um pouco de dor ao ter relação sexual,já fiz um exame papanicolau a algum tempo,mas não constou nenhum tipo de corrimento,tava tudo normal,mas sei que não tá,sera que você pode me explicar melhor o meu tipo de corrimento e o que devo fazer?Desde de já agradeço a atenção,obrigada!!!!

Olá dra. já tive candida 2 vezes e agora a uns quatro dias atras apareceram umas pelotinhas no meu corpo tipo picada de inseto, e coçam, mas não dei muita importancia, e hoje começei sentir uma irritação na vagina, coceira e umas fisgadas dentro da vagina e notei corrimento branco, tem a ver os primeiros sintomas das coceiras no corpo e agora os sintomas serem bem parecidos com candida? estou confusa! tenho quase certesa q é candida d novo, a ultima vez q tive faz um ano + ou – , o q a dra. acha?

EStou grávida de 27 semanas. No exame de exsudado vaginal, deu algumas células leveduriformes de candida albicans. Não tenho sintomas.
Dado que este fungo habita na vagina, isto significa que estou infectada? É necessário tratar?

Obrigada

Olá doutora …. Pelos sintomas acho que estou com candidiase
Ouvi falar que anticonsepsionais ajudam a candidiase.

Eu posso ter adiquirido essa doença por toma 4 vezes a pirola do dia seguinte em 2 meses?

Eu tenho tido coceira interna e externa, corrimento Parecendo Nata de leite,
minha vagina está vermelha, e sinto dores ao me ralacionar.

estou usando a ponada nistantina, essa pomada ajuda no meu caso?
me ajude…

Olá, doutora!
Tenho um bebê de quatro meses e desde os vinte dias (+ou-) ele tem apresentado sapinho. Desde então nunca amamentei sem sentir dor. A dor é muito intensa. Primeiro o seio esquerdo apresentou fissura, melhorou depois de mais de um mês, agora o seio direito. No último fim de semana levei-o ao PS e o pediatra me disse que o bebê não melhorava de vez pois eu estava transmitindo sapinho para ele. Já usei nistatina, Daktarin gel. O que posso fazer para melhorar, pois já pensei em desistir de amamentar, amo alimentar meu bebê, mas tem sido muito sofrido. Não quero parar de amamentar. Por favor me ajude!

Quando um problema se torna crônico, por um tempo mais prolongado, o melhor que tem a fazer é procurar pelo seu médico do ambulatório, que esteja fazendo a puericultura de seu filho (acompanhamento médico que toda criança deve fazer com o pediatra). Desta forma, ele orienta um tratamento para vocês e também faz o seguimento do caso, assim podendo ter um raciocínio e tratamento mais adequado do seu caso.

eu trenei com meu noivo no periodo fertil a uns 10 dias sem proteção e gozou dentro nao tomei nada pq quero engravidar, e agora to com uma secreção pastoza e grossa feito uma clara de ovo como nunca tinha tido antes nao tem cheiro minha vagina nao coça, será que to gravidar?

Estou com herpes genital descoberta na última segunda feira dia 13/07. O medico me receitou aciclovir e uma creme vaginal pra ser aplicado na vagina á noite, estou fazendo tudo como ele indicou, porém hoje 15/07 menstruei, minha dúvida é: posso continuar usando o creme vaginal?
Vi num site que não se pode usar roupas apertadas, nem abafar o local afetado pelas herpes, porém como estou menstruada, o uso do absorvente pode me trazer ainda mais problemas, ou é melhor usar o absorvente interno?

Me ajude dra, por favor!

Olá Dra.Paula
Estou com corrimento tipo leite talhado e com mau cheiro,e isto está me encomodando muito, o que devo fazer, qual o tratamento,nao quero ir ao ginecologista…
me ajude por favor!!

olá dra. fazem mais d 3 anos faço tratamentos e não consigo currar minha candiadise , me incomoda muito alem dos sintomas e tambem para ter relações sexuais ( com ou sem camisinha ) ja tomei fluconazol, pomadas, banhos de asento com bicarbonato não mais o q fazer? ??

oi Dr estou ha um ano e meio fazendo tratamento de candidiase e sempre volta e um corrimento como grumos e varios estou com medo vou no medico e receita fluconazol pomada mas nao resolve estou com muito medo mim ajuda por favor e obg

A Candidíase pode voltar, e o objetivo do tratamento dessas Candidíases crônicas não é curar completamente, mas sim diminuir a frequência de crises. Infelizmente ainda não foi encontrado um método para acabar de vez com a candidíase.

Olá Dra.
Minha dúvida é a seguinte: eu estou com uma coceira la embaixo,e arde bastante para fazer xixi. Mas vi que não tem nada nela,so um pouco avermelhada. Pode ser pelo uso de absorvente com neutralizador de odor(ja que eu não posso usar nada com cheiro, nem papel higienico,sabonete so glicerina, mas acabei usando esse absorvente 5 dias)? Estou usando o creme Candicord, mas parece não estar adiantando. Oque eu poderia usar para melhorar? o Fluconazol?
obrigado, boa tarde

o fundo da calcinha da minha amiga de vez em quando aparece uma cor de violeta queremos saber o que e .

tenho cadididiase fui a hospital a um mes me receitaram uma injeção, comprimido para introduzir na vagina, outros para tomar e atibioticos assi o fiz no segundo dia do tratamento a minha mestruacao desceu falei com um giconologista que disse que tinha que interoper o tratamento e assim o fiz quando o meu periodo terminou recomecei o tratamento e le disse que tinha que suspender os comprimidos que introduzia e usar uima pomada que tem como nome cadidiase vaginal e tomar aqueles outros comprimidos tirado aqueles que introduzia assim o fiz quando terminei o tratamento os sitomas passar, so que depois de 2 semanas a mesma dor voltou sinto uma comuchao, ordo, e quando meto o dedo na vagina sai um liquido branco parece yogurte. tou em panico ajudem porfavor

ola dotora?
bem faz tres meses q sinto um ardor muito grande nos grandes e pequenos labios uma coceira muito grande e com consequencia esta surgindo uns pequenos cortes o que eu faço,fui ao gine ele me receitou uma pomada e um comprimido mais de nada adiantou ,o que devo fazer?

estou mal

como saber o dia que seta fertil

ola doutora cmo disse no outro texto qual exame mostra do porq o parto prematuro

boa noite , to com alguns problemas e preciso de ajuda.ano passado em janeiro minha medica passou uma injeção pra não mestruar,pois tenho serios problemas com colica e nenhum outro tratamento resolvia.mas em agosto parei poque engordei e tive varios problemas coma apele e caspa.coisas que nunca tive.e ate hoje não mestruei.ate ai tudo bem.
o problema é que fiquei desempregada e perdi meu plano de saúde e não pude ir mais na minha medica.sinto muitas colicas que chebgam a durar 2 semanas,mas o meu problema não é esse.ha uns dias to tendo coceiras fortes,e ontem começou a sair uma secreção com uns caroços verdes parecendo pus.sabe quando a garganta esta inflamada e saem isso??sera po que estive mal dela ha 2 semanas??gostaria de saber o que pode ser e oq usar,tenho a total conciencia que tenho que ir ao medico e fazer o preventivo,o que fazia em 6 em 6 meses qnd tinha meu plano de saude,mas agora ja ñ o tenho e se for esperar pelo sus tenho medo de piorar e perder meu utero,pois nunca tive isso e to achando que é grave.sei que não pode me medicar,mas imploro!!to com muito medo e desejo ter outro filho…me fala oq fazer,oq ue tomar pois não tenho condiçãoe de ir ao medico pago agora e minha medica não se encontra aqui na cidade..
grata.

Olá Drª,fiz exames durante a fase lútea,e observei um aumento nos níveis de Fsh…o que significa?poderei ter problemas pra engravidar?

Olá Dra. Paula .
Tenho 19 anos e estou com candidíase a mais ou menos 1 mês, fui na minha Ginecologista e ela me receitou uma pomada vaginal para estar usando por 10 dias e um remédio oral, pra mim e meu parceiro, gostaria de saber se a candidíase tem cura e se pode se tornar uma doença grave, pois nunca tive nenhuma doença sexual, gostaria de saber tabem se a Sr. num poderia receira um remédio bem eficaz e qual a melhor forma de acabar com a candidíase ?

Obrigada desde já.
Abraços.

bom dia. Dra. tenho candida a muitos anos, sempre aparecia 1 ou 2 vezes por ano. a cada 12 meses vou ao ginicologista, sempre que me aparece algo q não acho q seja comum eu vou ao medico. Outubro do ano passado me deu candida, novembro de novo, dezembro e pulou janeiro, qndo foi em fevereiro me deu outra vez e procurei minha ginicologista, não tinha ido antes pq em setembro tinha me consultado. ela me receitou mucoral,histamix e optaflama durante 5 dias, e disse q meu namorado nao precisaria, fiz o que me pediu durante os 5 dias. mas qndo foi no proximo mes me deu de novo e ela pediu q eu repetisse o tratamento, só que o medicamento é muito forte. passou 2 meses sem dar e voltou. mes passado fui me consultar de novo e ela pediu q eu fizesse um tratamento por 6 meses. pediu q eu tomasse fluconazol ( 1 comprimido por mes no primeiro dia da menstruação) 3 dias depois q fiz a consulta me deu candida e tomei o remedio e 2 dias sarou. só que ontem começou de novo. e ja vai fazer 1 ano q esta me dando frequentemente. gostaria de saber se existe algum outro medicamento que me ajude. ja ouvi dizer que mudar a alimentação ajuda. eu tenho imunidade baixa, pressão baixa constantemente desde menina.sempre fui muito anciosa, nervosa. sofro antecipadamente com as coisas. preciso de ajuda pois não sei mais o que fazer, minha medica disse q meu namorado nao precisa se medicar e eu já acho que ele precisa ir sim ao medico.gostaria de sua opnião

Dra. Paula tive candidiase a um tempo atrás ,e me foi receitado fluconazol, agora acho que estou grávida, pode ser prejudicial antes dos três meses de gestação? Estou tão preocupada!

Olá , doutora . Tenho um corrimento branco , mas sem cheiro , mas na hora que desse esse corrimento é meio quente .. acho estranho porque sou virgem , cheguei há quase consumir o ato , mas não quis . não perdi a minha virgidade . Por quê, tenho esse corrimento ? Pode ser , algum tipo de fungo ou algo parecido ? Queria saber como posso me livrar desse corrimento . O que posso fazer , pra parar . Já fui no ginecologista mas o remedio que ele me deu não fez efeito . Você poderia me indicar um ..

dr. boa tarde!!!!

estou com candida, alias sempre tive isso´só que um bom tempo que não tenho ela.
só que agora,eu estou com minha vida sexual ativa,e ela voltou,
estou cheia de coceira e ardencia, me ajuda, o que devo fazer, pra amenizar isso.

Olá Dr. Paula, comecei a ter candidiase após começar a tomar anticoncepccional (femina)… era um odor forte, coçava, era irritante, até para ter relaçoes com meu namorado, era umpouco contrangedor… ai quando me toquei q poderia ser o anticoncepcional eu parei de tomar e fui a um outro ginecologista.. ele me indicou uns remedios de farmacia de manipulaçao, que por sinal foram otimos, melhorou 1000%, após me curar, meu medico me receitou o anticoncepcional moranova… passou alguns meses la estava eu denovo com a candidiase…ai eu parei… mudei de medico, e esse me pediu uma penca de exames, fiz todos e ele me receitou varios remedios pra eu tomar junto do meu namorado.. deu uns 200 reais em medicamento…depois disso ele me receitou o anticoncepcional YAS, porém ainda nao me curei da candida, e ele me passou novamente remedios (mais 200 reais) e ainda nada… será que devo ter alergia a anticoncepcionais;? estouu preocupada pois nao quero prejudicar minha saude e nem a do meu namorado, pois transamos sem camisinha.. você pode me audar? será q pode ser allergia? que tipo de precaução devo tomar.. sabonetes? calcinha? comidas?anticoncepcional? me ajudeeeeeeee obrigada!

Dra. Ana Paula,

Estou grávida de algumas semanas e estou com Candidiase, meu GO apenas indicou banhos com Bicabornato de sódio no local. Porém apesar de melhorar um pouco a coceira o corrimento continua intenso. Gostaria de saber se existe algum outro método natural para combater o fungo.
Desde já gradeço sua atenção!

Dr. Paula, gostaria que o sonhor me esclarecesse uma duvida, porque eu ja to ficando desesperada..
desde março deste ano começei a ter um corrimento uretral, originado da glandula de skene, fui a minha ginecologista, ela solicitou varios exames e disse que eu tava com uma bacteria que tava originando a infecçao, entao ela me passou azitromicina 1mg pra tomar em dose unica e retornar em 30dias, fiz como ela pediu e no prazo voltei ao consultorio, o corrimento nao tinha parado, estava mais forte e com cheito forte igual pus, ela tornou receitar o mesmo remedio só que em duas doses, fiz isso e tornei retornar com 30dias, e nd do corrimento parar, ai ela me receitou glitisol G 8mg, para tomar um envelope depois do almoço durante dois dias e voltar a repetir a dose em uma semana e depois retornar ao medico de novo, fiz isso igual ela mandou e retornei com 30dias, e nd do corrimento parar, ai ela tornou mandar eu repetir a dose do remedio tomar dois dias seguidos um envelope depois do almoço e nao tomar mais, e eu fiz isso e agora de novo o corrimento ta saindo, e o pior desta vez saiu ums vestigios de sangue junto, ums raios de sangue, tudo isso daquela glandula pareutral(skene) e a glandula ta inchada eu sinto isso dr.. olha minha medica é uma das melhores que tem na regiao, vai fazer 7meses que to tentando me livrar deste corrimento e nd, ja fiz todos os exames que ela pediu, ja tomei os remedios, agora to fiando desesperada, e minha medica num me dar um remedio que corta isso..
o que a senhora me acoselha????
algum remedio que pode acabar de vez com este corrimento??
Por favor me ajude, estou ficando tao preocupada com isso

oi doutora
estou com a mestruaçao atrasada a 15 dias fiz, teste de gravidez no laboratorio e deu negativo, estou sentindo dor, e tem um liquido branco com odor e pastoso o que pode ser to muito preocupada, por favor m expliquee o q pode ser isso.

Boa Noite Dr: Paula!
essa semana tive uma consulta com uma ginecologista,
desde agosto desse ano trato uma dst que fui infectada, Condiloma, e a ginecologista me disse que estou com candidiase;
eu relatei a ela todos os sintomas, e ela me diagnosticou realmente com esse problema, ando tão preocupada e estressada com o tratamento do condiloma, e não perguntei a ela se posso tratar mesmo com esse problema dos condilomas? e que tipo de tratamento seria esse, pq não estou aguentando os sintamas, e meu tratamento de condiloma está sendo um pouco lento!
e minha proxima consulta com ela será so em janeiro de 2010
aguardo uma resposta.

boa noite…

Ola drª estou com uma grande duvida na vrdade nao muito a ver com o tema mais como achei o topico vou escrever aqui é o seguinte comeicei a tomar anticoncepcional a mais ou menos 3 meses e emendei uma cartela na outra e há uma semana estou sagrando é pouco mais estou sangrando isso é normal?

Oi… visito seu site há algum tempo e resolvi também fazer uma pergunta: estou com uma coceira e um corrimento há mais ou menos uns 3 meses, somente durante o período menstrual eu me sinto aliviada. Não consigo marcar para ir ao médico e estou muito preocupada pq não melhora nunca. Fiz o q não deveria, me automediquei, com nistatina e metronidazol creme, mas não adiantou. O que faço agora? Estou desesperada… cada vez que vejo parece estar pior…

Infelizmente não respondo mais a comentários pessoais. Esse blog tem fins apenas didáticos.

Dra Paula

Olá, sejam bem-vindas ao meu blog! Antes de mais nada gostaria de me apresentar: sou médica formada pela USP, fiz residência em ginecologia e obstetrícia no Hospital das Clínicas da USP e faço pós-graduação em Medicina do Esporte na Escola Paulista de Medicina. Trabalho como médica voluntária no Hospital das Clínicas e tenho consultório na clínica Célula Mater.
Escrevo esse blog pois acredito que a mulher se beneficia muito quando entende seu corpo e o como as doenças atuam nele. Isso contribui com o acompanhamento clínico e o tratamento. A partir do momento que a paciente se torna uma pessoa consciente de seu corpo, ela fica mais ativa junto ao médico na busca pela saúde.
Infelizmente não consigo responder a questões individuais através dos comentários. O objetivo desse blog é didático.
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 394 outros seguidores

