Mulher Saúde

Parece candidíase, mas não é!

Posted on: 02/06/2009

Os sintomas clássicos da candidíase são: corrimento branco parecendo uma “massinha”, umas natas, inchaço na vagina, coceira, vermelhidão, ardência para urinar (porque a pele da vagina está muito sensível, e assim, quando a urina encosta nela, arde), dor na penetração do ato sexual. Se a mulher tem esses sintomas, sem nenhum outro associado, a chance de ela ter candidíase é grande, porém, não é certeza.

A partir do momento que é feita a hipótese diagnóstica de candidíase, inicia-se um tratamento específico para ela. Aí que vem a segunda parte do raciocínio médico: se a paciente tiver uma melhora do quadro com o tratamento, então o diagnóstico é confirmado; se ela não tiver uma melhora, ou o diagnóstico está errado, ou o tratamento não foi eficaz para aquela cândida específica (ela está resistente ao tratamento). E é aí que a novela da irritação vaginal começa para as mulheres.

Quando suspeitar se o que eu tenho não é candidíase?

Em primeiro lugar, se o quadro não é completamente típico, ou seja, não é exatamente como eu descrevi no início do texto. A candidíase não tem cheiro, não tem ferida, e seu corrimento é bem branquinho. Em segundo lugar, se o tratamento que você fez visando acabar com a candidíase não melhorou em nada seus sintomas.

A maioria dos problemas vaginais é acompanhada de algum corrimento e irritação vaginal. Esse é o jeito da vagina dizer que não está bem. Como a candidíase é muito comum, na maioria das vezes ela faz parte do repertório das hipóteses diagnósticas. Mas é importante avaliar a possibilidade da presença de doenças sexualmente transmissíveis (DST), principalmente se a mulher fez práticas sexuais sem proteção recentemente.

As principais DST’s existentes hoje em dia são: HPV (papilomavírus humano), sífilis, gonorréia, tricomoníase, donovanose, herpes genital, cancro mole e infecção por clamídia. A diferença delas para a candidíase (e a Gardnerella) é que elas são causadas por “bichos” que não deveriam habitar a vagina, ou seja, se eles estão lá, é porque você os pegou pela via sexual. Como a presença deles na vagina causa uma doença, seu tratamento adequado é obrigatório.

Portanto, se você tem sintomas que não se encaixam perfeitamente no quadro de candidíase, e seu médico lhe receitou um tratamento para candidíase que não está melhorando nada, você deve voltar a vê-lo. A paciente tem uma responsabilidade muito grande em permitir a continuação do raciocínio médico, e ela o faz voltando ao médico para lhe contar que o tratamento não deu certo. Desta forma, o médico avança em seu raciocínio abrindo um leque de outras possibilidades que possam justificar sua queixa. Como a principal hipótese que ele tinha em mente não foi confirmada, ele provavelmente investigará as outras hipóteses com novos exames e tratamentos, até que se tenha uma conclusão desse enigma.

Você gostou desse texto? Então leia corrimentos

29 Respostas to "Parece candidíase, mas não é!"

queria saber mais detalhes sobre a candidiase

Oi Dra. Paula. Estou fazendo um tratamento para sinusite de 14 dias, estou no décimo dia. Tomei uma betatrinta e um comprimido de tamiran 500mg por dia. Antes tomei 15 dias de prednisona. Com cinco dias de tratamento fiquei muito assustada pq minha vagina e arredores litralmente “assaram”. Primeiro a assadura na virilha e na regição ao redor do ânus. Depois comecei a sentir tipo uma dormência nos pequenos e grandes lábios como inchados e depois veio a coceira. Mas não sinto corrimento, parece mais ressecada e avermelhada. Pasei nistantina uma vez mas desisti. Agora estou apenas lavando com sabonete neutro e enxugando com uma toalinha de algodão e passando hipoglós apenas na virilha. Isso é candidiase, devo tratar somente apos os 14 dias de antibiótico?

Olá Dra.Por favor me ajude.Tenho um corrimento branco de aspecto leitoso,espesso ,sem cheiro , não suja a calcinha, mas quando tenho relação sexual as vezes sinto um pouco de ardencia no canal vaginal .Me encomoda desde adolescente, tenho 27 anos. .Já passei por vários ginecologistas, eles dizem que é um corrimento ou outras vezes falam que é muco vaginal.indicam o creme.Já utilizei vários entre eles Nitrato de miconazol que foi o último que utilizei e depois do uso correto durante 7 dias,parece que aumentou mais tanto que se acumula no preservativo do meu parceiro durante a relação , é contrangedor até .Estou desanimada, parece que ninguém descobre o problema.O que pode ser?Minha mãe me indicou o Facyl, ela tinha sintomas parecidos e que foi o único tratamento que resolveu.Posso usar?

Não existe como fazer um diagnóstico de corrimento pela internet! Principalmente se isso já é uma coisa de longa data. O diagnóstico e tratamento mais adequado é o acompanhamento com um ginecologista de confiança! O que posso e tenho feito é alertar vocês para algumas peculiaridades inerentes à candidíase, mas não tem como eu diagnosticá-las e tratá-las via internet!

Olá Dr. Paula,tenho 23 anos,já algum tempinho tenho corrimentos vaginais,ele é meio amarelado,pastoso parecido com nata,sinto tbém coceiras na vagina principalmente perto deu menstruar,quando tenho relação sinto um pouco de dor,é meio desconfortavél,mas o corrimento é sem cheiro,parecido mesmo com a candidiase,mas não sinto ardência ao urinar,as vezes ela fica um pouco irritada e vermelha mas nada assustador,a senhora acha que pode ser a candidiase mesmo??já usei estas pomadas mas melhora por um tempo depois volta de novo,mas o corrimento não cessa,poderia me explicar mais ou menos o que tenho,para poder me tratar!!!Desde já agradeço a atenção,obrigado!!!!!

Olá Dr., preciso muito de ajuda. Tenho 20 anos e tenho um corrimento amarelo em grande quantidade há uns 5 anos (antes mesmo de ter relação sexual), já passei por várias ginecologistas, já tratei com vários medicamentos, utilizei aquelas pomadas, mas nada faz com que esse corrimento vá embora. Uma única vez q o preventivo acusou candidiase, que foi da última vez. Utilizei os medicamentos e o tal corrimento não passou. Comecei um namoro agora, e isso tá me incomodando muito, não qro q ele saiba, qro tratar logo, morro de medo q ele tenha tbm, ou me julgue mal por isso. O q eu faço???

eu tenho um corrimento branco sem chero so isso mais nada o q faço p acabar com este corrimento

Dr., há uma semana mais ou menos estava menstruada e um dia acordei com uma ardencia na vagina, parecendo ser por causa do absorvente. Mas essa ardencia permaneceu por uns tres dias e depois disso começou uma coceira super irritante que está quase há uma semana. Já passei Omcilon AM, mas parece nao adiatar e nao tem nenhum corrimente. Para piorar, estou indo viajar daqui uma semana e ficar uns meses fora e minha ginecologista nao tem horario para me atender!!! o que devo fazer? o que posso fazer para minimizar a coceira?

Olá Dra. Paula, eu já me ataquei da candidíase uma vez, mas depois disso continuei com corrimento com cheiro desagradável, um pouco de coceira, dor durante a penetração e uma certa dormência durante a relação sexual, dificuldade para obter prazer. O que deve ser isso? Obrigada.

Doutora tenho 17 anos e ainda sou virgem, estava lendo sobre o corrimento aqui, e acabei tirando as conclusões de que se eu nao me angano tenho esse corrimento desde os meus 10 anos, enquanto lia a matéria percebi que la tinha alguns cuidados que poderia auxiliar na prevenção do corrimento, fiquei em dúvida em relação a essa “pasta de dente de bicarbonato de sódio” onde eu possa encontrá-la? Obrigada !!

doutora eu estou c os mesmo sintomas mim indicaram na farmacia o medicamento vaginit,ele serve p isto.

Dra. Paula, é possível marcar uma consulta com a sra.? Se sim, por favor, envie seus contatos! Obrigada!

Olá, doutora. Tda vez que tenho relação com meu marido meus grandes labiios do lado de fora mesmo, nos pelos coçam muitos e a virilha dele também.
O que poderia ser isso?
Não é conceira na vagina como candidíase
Obrigada

Olá Dra,
Por favor me ajude.. fiz uma cezaria e 1 mês depois da cirurgia tive uma infecção urinária provocada pela sonda, fiz o tratamento indicado e os sintomas sumiram. Agora, 4 meses depois da cirurgia, estou com irritação e coceira, começou com uma ardencia muito forte ao manter relação, fiz o Preventivo que teve como conclusão: “Esfregasso Inflamatório, Fungo sugestivo de Candida sp, Alterações celulares benignas” e me foi informado que isso nada mais é que “Gogumelo”. foi receitado: dia 10/08/2009 Biovagim creme, Fentizol ovulo (antes do resultado do Preventivo), dia 20/08/2009 Fluconazol 150mg e Sporamox 100mg e dia 31/08/2009 Mud creme e Ginec, e no consultorio a Dra fez uma acepcia local (ardeu muito e passei dois dias com a vagina doendo bastante), estou utilizando a pomada e o creme ha tres dias e não estou sentindo melhorar. Na hora da acepcia a médica disse que aparentemente estava tudo normal e que pudia ser um sintoma sugerido.
Aguardo resposta, desde já obrigada!

Olá DR.Paula. Há um mes atrás esqueci-me de tomar a pilula 3 dias e apareceu-me a menstruação. Sendo assim parei a toma e descansei um mes…voltei a tomar mas entretanto continuei com um corrimento de sangue, por vezes parecem postas de ficado…isto já á um mes que estou assim. Estou com medo de poder ter cancer. é possivel com estes sintomas?
Obrigado

dra meajude,antes de menstruar tenho coceira incaçho e dor navagina,ja usei ovulo e nada demelhorar..tem um corrimento branco tbm.oque pode ser?
gra]ta

Dra eu estou com uma coceira muito forte na minha vagina e ânus, mas nunca tive nenhuma relação. Já tomei até remédio para oxíurio e nada… Mas depois do ínicio dessa coceira já tive um corrimento uma única vez. Estou com medo. Os sintomas começaram antes da minha última menstruação.

Olá DR paula , me ajude estou desesperada , ultimamente aparceu na minha vagina perto da virilha uma bolinha avermelhada ela doi as vezes , de ontem pra hoje ela ja timinui um pouco o seu tamanho e tenho corrimento de cor amarelada me ajude oque sera isso ?
Obrigada

Olá DR
Eu sou virgem e apareceu em mim uma bolinha peuqena da cor da mnha pele entre aminha vagina e virilha apos alguns dias essa bolinha ficou avermelhada e agora ela doi um pouco devez enquando , se passou dois dias que ela ficou avermelhada mais ja esta diminuido de tamanho e eu ja avia tendo um corrimento de cor amarela , me ajude porfvor ,isso pode ser algum tipo de DST’s ? ou so uma inflamacao oque sera , porfavor me ajude estou ocm medo de que seje algo grave .Espero a resposta e ja estou agradecida !

Boa Tarde Dr., tenho 20 anos e estou grávida de 24 semanas! Desde o começo da gravidez tenho um corrimento branco, mas sem cheio e sem coceira! Meu médico me indicou a pomada Gino Fungix, á passei por 5 noites e não melhorou nada! Voltei ao médico e ele disse ara esperar um pouco para tratar novamente. Depois de um tempo começei a ter um pouco de coceira e incomodo após a relação sexual, pedi pelo amor de deus um tratamento ao meu GO, ai ele me indicou a pomada de novo, acabei de fazer o tratamento á 1 semana e meia, e desde lá não tive relações para saber se por acaso eu n estava pegando de volta do meu parceiro, mas nem assim adiantou, o corrimento voltou, como se nem tivesse sido tratado! A coceira e o incomodo pararam , mas o corrimento não! O que pode ser? Meu médico não esta sabendo diagnosticar direto? por favor me ajude! Obrigada!

Olá. DR .Paula. Bom quero tirar algumas duvidas tenho 17 anos e está aparecendo coisas q eu nunca tive por exemplo corrimento na cor branco e esse corrimento sai meio q pastoso e tenho muit ardencia na região da vagina tbm muita coiceira as vezes sai ate ferida i sinto muito dor ai urinar e quando tenho relação com o meu namorado tbm na hora da penetração doi muito. Queria saber mais ou menos o q pode ser isso Dr Paula. Visitei seu Blog i gostie muito acgie muito legal i resolvi tirar minhas duvidas!! Brigado pela atenção!

Olá Doutora!
Gostaria de saber o quer pode estar acontecendo comigo. Estou com um corrimento branco e , hoje notei uma pequena bolinha na vulva, mas ela não coça nem dói. O que pode ser???
Obrigada!

Olá drª tive infecção urinária e após tratamento desenvolvi candidiase(resultado da bacterioscopia revelou fungos e leucocitos)
usei pomada vaginal por 15 dias e há 1 mes venho tomando fluconazol mas continuo com dispareunia

é normal?

Dr. Paula,
Tudo bom? Olha gostaria de saber, nunca tive candidíase antes nos meus diagnosticos clinicos, mais recentemente foi diagnosticado, só que não tratei, e mal tive sintomas, apenas corrimento em nata, e depois de seis meses, fui ao gino e desta vez nao diagnoticou a candidíase, o que será que aconteceu? Preciso fazer algum tratamento? Eu estou usando Albocresil em óvulo para tratar o cocos que deu nesta minha última prevenção de 02 de outubro deste ano. O que você acha? Obrigada.

olá,doutora me ajude.minha esposa ficou gravida por tres meses
depois ela perdeu o bebe,e seguida apos dois meses começou a sentir ardencia na vagina quando ia urina e tambem apareceu umas bolas branquinas como se fosse uma afita,sera q é candidiase ou algum tipo de fungo.

e passou pra mim doutora tipo como se fosse umas bolhas,parece mesmo com uma afita sabe,na hora da relacao tambem doi.

ola doutora,
já tive cadidiase 4 vezes,os tratamentos foram sempre com fluconazol e pomadas,sempre voltou,mas o ultimo até que deu resultado mas o corrimento fino,branco e sem cheiro nunca parou totalmente,o médico disse que era normal.agora estou com corrimento intenso e com cheiro de leite azedo,não tenho coceira,pode ser candidiase novamente?e se for,qual o melhor tratamento pois já é a quinta vez em 2 anos.
Obrigada

Bom dia doutora.

É que de umas duas semanas atras comecei a ter um corrimento meio amarelado que coça e que as vezes arde.Quando tenho relaçao fica queimando.Já usei pomada vaginal e nada resolveu.Isso me encomoda demais.Gostaria de saber o que que eu faço pra acabar com iss.
Obrigada

Infelizmente não respondo mais a comentários pessoais. Esse blog tem fins apenas didáticos.

Dra Paula

Olá, sejam bem-vindas ao meu blog! Antes de mais nada gostaria de me apresentar: sou médica formada pela USP, fiz residência em ginecologia e obstetrícia no Hospital das Clínicas da USP e faço pós-graduação em Medicina do Esporte na Escola Paulista de Medicina. Trabalho como médica voluntária no Hospital das Clínicas e tenho consultório na clínica Célula Mater.
Escrevo esse blog pois acredito que a mulher se beneficia muito quando entende seu corpo e o como as doenças atuam nele. Isso contribui com o acompanhamento clínico e o tratamento. A partir do momento que a paciente se torna uma pessoa consciente de seu corpo, ela fica mais ativa junto ao médico na busca pela saúde.
Infelizmente não consigo responder a questões individuais através dos comentários. O objetivo desse blog é didático.
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 417 outros seguidores

