Mulher Saúde

Candidíase que vai e volta: alteração da flora vaginal

Posted on: 07/06/2009

Muitas vezes, essa candidíase que vai e volta é resultante de uma alteração da flora vaginal, e ela não será completamente resolvida se essa flora não for restabelecida. Mas antes de saber como restabelecer essa flora, é importante pesquisar qual foi o agente causador desse desbalanço.

O que é a flora vaginal?

A vagina é habitada por uma série de microorganismos (bactérias, fungos, etc.) que vivem num equilíbrio entre si (é um mini ecossistema). Esses bichos têm como função a manutenção da acidez vaginal, assim como algumas propriedades de defesa da vagina contra agentes externos. Esse ambiente que compõe a vagina é chamado de flora vaginal.

O que pode alterar a flora vaginal?

1. Medicações:

  • Pílula anticoncepcional ou anticoncepcional injetável: os hormônios existentes nessas medicações podem levar a uma alteração da produção do muco vaginal, assim como na acidez da vagina. Essas alterações resultam numa alteração da flora. Portanto, se você tem esses quadros recorrentes e faz uso de algum desses métodos anticoncepcionais hormonais (pílula ou injeção), converse com seu ginecologista sobre a possibilidade de uma troca dessa medicação. Às vezes, o fato de trocar de anticoncepcional leva a uma melhora da candidíase.
  • Antibióticos: agem não só nos bichos que estão causando a infecção para a qual ele foi recomendado, como em todo corpo. Assim, ele pode acabar matando um determinado grupo de bichos que fazem parte da flora vaginal, resultando num desbalanço, num desequilíbrio dessa flora. Isso pode predispor ao desenvolvimento de irritações vaginais ou corrimentos. Para o diagnóstico desse quadro, é importante que se realize um exame ginecológico, seguido do tratamento adequado.
  • Corticóides (ex.: prednisona): agem diminuindo a função do sistema imunológico (sistema de defesa natural do corpo contra os bichos que causam doenças). Isso pode resultar numa proliferação, num crescimento exagerado dos bichos que compõe a flora vaginal, podendo resultar em corrimentos, irritações. Da mesma forma que orientei acima, é importante que se realize um exame ginecológico, seguido do tratamento adequado.
  • Cremes vaginais: são medicamentos que contêm antibióticos e/ou corticóides que são usados diretamente na vagina. Seu uso, principalmente crônico (diversas vezes), também pode levar ao desbalanço da flora vaginal.

2. Depilação dos pêlos pubianos: os pêlos pubianos (da vagina) têm como função protegê-la contra os bichos e a sujeira do meio exterior. Portanto, se tirar todos esses pêlos, a vagina fica muito mais exposta, podendo facilitar infecções locais.

Você gostou desse texto? Então leia corrimentos

18 Respostas to "Candidíase que vai e volta: alteração da flora vaginal"

Boa noite, tenho esse problema e gostaria de saber se tem algum medicamento ou suplemento para normalizar a flora vaginal.
Desde já obrigada.

estou usando amoxicilina para tratamento de dentes, será esse o antibiotico que esta deichando minha flora vaginal embaçada?

Doutora me explica sobre a atuação do Bicarbonato de Sótio, como deve ser usado, por quanto tempo e pq o creme dental com bicarbonato e não o bicarbonato em pó?

O bicarbonato de sódio ajuda a diminuir a acidez da vagina. Isso ajuda a prevenir da candidíase pois ela gosta de ambientes mais ácidos, e a acidez aumentada da vagina propicia a ela se reproduzir mais, levando aos sintomas da candidíase.
A vantagem da pasta de dente é porque é mais fácil de usar, não precisa fazer banho de acento, apenas passar na vagina durante o banho, e enxaguar depois.

drª paula !! parabéns mesmo. fiquei um tempão lendo tudo e vi que não sou a única mulher que sofro desse mal – – olha eu a 10 a 11 anos qdo fiz um aborto não sou mais a mesma – sempre depois da relação e as vezes durante a relação sinto muita dor. – e desconforto muito grande -(( no outro dia já corro p/ os flucunazol da vida é pomadas acho q já usei todas))) já nem tenho mais namorado pq sinto vergonha não consigo ter relação sinto muita dor – já fiz varios exames – já tive clamidia os sintomas que sinto é mesmo de que qdo tinha clamidia- a sensação de vai dar uma infecção urinaria de tanta queimação – dor na barriga é muita coceira – já pensei em me matar – não tenho prazer nenhum na minha vida. por favor drª me ajuda o que devo fazer????

o que é moderação ??

Tenho um problema grave de candidíase polissistêmica, já consultei gineco e o tratamento foram comprimidos e pomadas antimicóticas, fiz tratamento homeopático, dieta, tomei lactobacilos e consegui me livrar da candida por uns dois meses, agora voltou. Dra, tens alguma sugestão para o meu caso?

Dra. Paula
explique-nos sobre esse lactobacilo milagroso.
Existe algum medicamento pra fortalecer a flora vaginal?
Já ouvi falar de uns comprimidos marron , não lembro nome, intravaginal.
E os lactobacilos de Doderlein, existe em alguma alimentação, ou como podemos coloca-los na vagina ou sei lá o que?
==============================================

encontrei pesquisando na net.

Flora benéfica de lactobacilos de Doderlein
A redução do nível de lactobacilos na vagina e a conseqüente alteração do PH vaginal
lactobacilos na flora
PH Vaginal

•José Antônio Simões é professor-assistente doutor do departamento de Tocogincologia da FCM da Unicamp – Universidade de Campinas, especializado em microbiologia vaginal.
Fonte(s):
http://www2.uol.com.br/assuntodemulher/e…

Boa noite, dr.
estva lendo seu blog e gostaria de receber uma resposta.
estou um pouco xateada, pois o que está me acontecendo, já está se tornando grave (eu acho), marquei uma consulya com minha gineco, mas só tem pra outubro e estou aflita.
tenho um corrimento que hora é esverdeado e hora é amarelo, não tem odor ruim, mas a vagna coça e também arde ou qundo me limpo. o prolema é que isso tem se repetido todo mês, nos dias antes de menstruar e nos dias que acaba a menstruação, incomoda muito. existe algum banho que possa fazer pra aliviar um pouco….meu marido pode ter me passado algo, to tão confusa

Dra. Paula

Bom dia, percebi que no meus peq. labios apareceu uma pontinha como se fose de uma espinha e incomoda um pouco o que será? pensei até em apertar mas fiquei com medo de piorar.
Outra coisa percebi que qdo. fico mestruada parece que estou com infecção de urina sinto um desconforto terrivel e vontade de urinar mas vou no banheiro e faço pouco xixi, será que tem a ver com alguma bactéria no sangramento? útero? nem sei o que pensar

Estava com sintomas de candidiase e a minha gineco receitou vagitiv, 4 comprimidos.
Como eu ia menstruar 3 dias antes da consulta ela pediu para eu começar a utilizar o remedio no primeiro dia da menstruação.
Isso faz um semana, quando parou a menstruação eu passei pasta de dente na parte externa da vagina, deu um alivio e refrescou.
Mas agora não estou com lubrificação nenhum, coisa que sempre foi mto facil par amim.
O causador disso seria o medicamento ou a pasta de dente?

tenho uma doença alto imune, preciso fazer uso de corticoide todos os dias. oque eu faço.

Dr. Paula, gostaria de saber como fazer uma consulta com vc,
já passei com vários médicos e nunhum conseguiu resolver meu problema, q me atormenta há anos.
Obrigada!!

Está doença candidiase ou alergia é passada para o parceiro na relação sexual?

Dr.Paula

Eu não sei mais o que faço a anos que tenho esse tormento na
minha vida,já passei por vários médicos,tipos variados de
remédios,gastei muito dinheiro.Tem dias que ela tá atacada nossa!sinceramente não sei o que fazer já fiz tudo que os ginecos me receitarão.O que faço??

Muitíssimo Obrigada!!!!!!!

Olá Doutora meu médico disse que estou com esse problema de acidez vaginal, ela fica alterada certo? Usar esses sabonetes íntimos ajuda? Ele me indicou o banho de assento com bicarbonato, como é mesmo que deve ser feito? Usa esse bicarbonato normal? Obrigada!

Ate que enfim que temos uma medica que nos pode ajudar sem levar dinheiro pela informacao obrigada por isso Dr Paula .a cerca de 4 meses atras estive com uma infecao urinaria tomei varios antibioticos durante dois meses pois os medicos nao acertavam no tratamento,depois de melhorar ganhei a famosa candida ,dor ao urinar,vermilhao na zona genital,coceira,e corrimento expesso branco.mas nao foi so isso tambem ganhei umas massinhas brancas no clitoris e labios vaginais seguida de cominhao ,bom o tratamento foi canesten pack de 3 e pomada passado 2 semanas estava outra vez com aquilo so que desta vez o meu parceiro tambem se queixou ,o medico receitou-lhe uma pomada e ele mehorou ,mas eu acho que deviamos ter tomado um medicamento os dois mas ele disse quenao resultado no mes seguinte ou seja outubro estava outra vez com aquilo mais canesten e pomada resultava durante 2 semanas e volta como por experiencia sabia o que tinha de fazer liguei para Portugal e falei com a minha medica que disse sim senhora ele tambem tem de fazer tratamento e relacoes sexuais nada ,ou com preservativo de la veio ,rosalgin,saforell, e aqui pedi para o medico antes me passar este medicamento lomexin ovolos e pomada pois os daqui nao fazem efeito aconcelho da minha medica ,bom fiz 6 ovolos passou um pouco mas ainda tenho de vez enquando aquelas massinhas por fora no clitoris o que pode ser? ele receitou mais 3 ovolos lomexin ,pomada,e flucozanol para mim e para ele sera que vai tirar isto ?porque e que ganho tantas veses a candidiase?sem que nao tenho imunidade a toxoplasmose tem haver com isso? sera garve o que eu tenho? obrigada pelo seu trabalho e pelos comentarios ajudaram-me imenso e saber que nao sou a unica

por favor responda para o meu e-mail obrigada

Infelizmente não respondo mais a comentários pessoais. Esse blog tem fins apenas didáticos.

Dra Paula

Olá, sejam bem-vindas ao meu blog! Antes de mais nada gostaria de me apresentar: sou médica formada pela USP, fiz residência em ginecologia e obstetrícia no Hospital das Clínicas da USP e faço pós-graduação em Medicina do Esporte na Escola Paulista de Medicina. Trabalho como médica voluntária no Hospital das Clínicas e tenho consultório na clínica Célula Mater.
Escrevo esse blog pois acredito que a mulher se beneficia muito quando entende seu corpo e o como as doenças atuam nele. Isso contribui com o acompanhamento clínico e o tratamento. A partir do momento que a paciente se torna uma pessoa consciente de seu corpo, ela fica mais ativa junto ao médico na busca pela saúde.
Infelizmente não consigo responder a questões individuais através dos comentários. O objetivo desse blog é didático.
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 413 outros seguidores

