Mulher Saúde

Papanicolau e corrimento

Posted on: 28/07/2009

O Papanicolau é um exame no qual são coletadas células do colo do útero, colocadas numa lâmina e vistas posteriormente no microscópio. O objetivo desse exame é detectar alterações nessas células que são sugestivas de infecção pelo vírus do HPV (Papilomavírus humano). Essa infecção, se não for tratada adequadamente, causa o câncer de colo de útero. Por isso o Papanicolau é tão importante, pois detecta essas primeiras alterações, permitindo assim o tratamento precoce e evitando um desfecho tão grave e maléfico.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, esse exame não tem como objetivo fazer diagnóstico de corrimento, mas sim dessas lesões causadas pelo HPV. A presença de um corrimento ou de uma infecção no momento do exame prejudica sua leitura, não permitindo que o patologista (médico que avalia esse exame e dá seu laudo, seu resultado) faça uma avaliação adequada da amostra.

Quando é encontrada a presença de Cândida ou Gardnerella nessa lâmina, não há porque se preocupar. Esses bichos participam da flora vaginal (compõe naturalmente o ambiente da vagina, “vivem”, “moram” lá). Desta forma, se na hora da coleta um deles for pego junto e colocado na lâmina, não significa que seu crescimento esteja aumentado e que ele precisa ser eliminado, tratado. Só há a necessidade de tratá-los caso a paciente apresente sintomas relacionados a esses bichos. Caso contrário, não tem porque ficar usando cremes e remédios sem necessidade (exceto na gravidez).

26 Respostas to "Papanicolau e corrimento"

Uau, adorei as informações! Existem muitos outro tipos de bichos que vivem na vagina?

Sim, a vagina é um ambiente polimicrobiano. A Cândida e a Gardnerella são apenas os mais comuns, mas além deles existem uma série de outros.

Dra. no exame papanicolau sao diagnosticados apenas essas bacterias e o hpv ou tambem sao diagnosticadas dsts como sifilis hiv gonorreia?

Cristina, o exame do papanicolau tem como objetivo apenas detectar as alterações pelo HPV. Para essas outras doenças, existem outros exames específicos, que não são o papanicolau.

Dra. quais são essas as alteraçoes causadas pelo HPV?
tenho uma inflamaçao acentuada no colo uterino, porem com alteraçoes celulares benignas. Isso significa q tenho HPV?

Dra. Paula quais as alteraçoes que aparecem no papanicolau provocadas pelo HPV?
No meu exame deu alteraçoes celulares benignas com acentuado processo inflamatorio. o que isso significa?

Drª, estou com um mal cheiro nas relações sexuais e sai um corrimento branco.
Mais não sai depois, só nas relações
O que será isso?

Olá doutoura! Estou com um inchaço no lábio interno direito da vagina, o que além do desconforto, vem causado certo ardor. Não coça, só arde um pouco (provavelmente por prensar a parte que está meio pra fora), e logo depois de fazer xixi, a vontade parece que volta. Estou aplicando Facyl M (tinidazol 30mg/g nitrato de micozanol 20mg/g) e não estou vendo melhora. Por que?

Dra, eu fui diagnosticada com tricomoníase.Mas o tratamento não esta surtindo efeito… já tomei remedios duas vezes.
Pode ser q tenham me diagnosticado errado?
Eu estou com um corrimento amarelo, meio aguado, coceira e com mta enxaqueca (não sei se é relacionado).
Não fiz nenhum exame, seria falta de atenção na médica?
Agradeço desde já :)
parabéns pelo trabalho

boa noite

tomo a pilula ha um ano e de ha dois meses para ca tenho tido corrimeto de cor acastanhada, sem cheiro. o que sera? ja noutros meses aconteceu.

por favor drª… responda-me

ja marquei consulta e uma citologia mas tou cada vez mais preocupada.

acabei o blister da pilula no domingo e hj começou a descer o periodo. mas saem grandes coagulos muito escuros e como ja referi andei todo o mes com perdas castanhas, assim como o mes passado.

obrigada

dr fui o ao ginecologista fis os exames e deu gordanella tomei o remedio e mehlorei agora veo me da corrimento esverdiado sai tipo um leite de mim

Olá doutora, eu tenho corrimento desde de criança, e conforme o tempo foi passando ele piorou, é amarelado com cheiro fortissimo, uso sabonete intimo mais parece que não adianta.
Esse ano fiz pela1° vez o papa nicolau e constatou uma infecção,que seria o corrimento então eu tomei os remedios receitados mas não obtive melhoras, Parece que piorou isso sim!

Já usei varias pomadas vaginais e nenhuma surtiu efeito.
Agora começei a tomar uma tal de garrafada que dizem que acaba com o corrimento.
Ela consisti em : Rosas brancas secas,erva tustão,transagem, e vinho banco. ( faz mal tomar isso ?? )

Preciso de ajuda me ajude por favor!

Obrigada!

Oi Drª.

Tomei um comprido (dose unica) e estou no quarto dia da pomada, mas ainda sinto muitas dores e minha barriga está muito inchada. Tenho duvidas ainda do problema, pois o medico disse que é normal devido o jeito no ato sexual. . To tão mal com essa situação. Nunca tive esse problema, mesmo indo ao medico e fazendo o tratamento isso me deixa muito preocupada.

Drª. Uma pergunta em Off, tive um relacionamento de muito tempo e normal, mas agora com esse parceiro sinto muita diferença em questão do pênis ser gde. Fiquei com vergonha de perguntar ao medico. Eu acredito que foi isso que causou essa inflamação. Pode acontecer, pois agora que a coitada acostumou!!! Obrigada e faça um bom trabalho.

dr. tenhu um corrimento amarelado e de vez enquando tem mau cheiro q comecou depois da primeira relacao ja fui na ginicologista e fiz o papanicolau e nao deu nada alem do uma pequena inflamacao mais ela nao me passou nada
o q posso fazer para q o escorrimento e esse odor passe?
ja fico preocupada alem q axu muito incomodo,ha e aumenta mais qudo to mestruada o pode ser issu?por favor me ajude obg

Ahh esqueci de te dizer que desde que to com esse corrimento não menstruo mais.
E por favor não libera esses comentários para as pessoas lerem
Sò quero sua ajuda
Obrigado
Bjs

gostaria de saber pq nao melhora o corrimento igual a nata ele sempre volta ….

Dra. Paula,

Estou com uma duvida, resultado de papanicolau pode dar errado? O meu saiu NIC2 e NIC3 e meu ginecologisto pediu para eu repetir o exame.

Aguardo um retorno.

Atenciosamente.

doutora, tenho hpv tipo 6, e estou tendo um corrimento marrom, com pedaços de tecido, com mau cheiro, parece pedaços de pele ! isso é sério??? obrigada

Dra.Bom Dia

O que significa resultado de papanicolau assim:

Esfregaço Inflamatório Discreto?

Eliane

Bom dia Dra.
Tive relação com o meu esposo ontem e hoje é minha consulta(ginecologista), tem algum problema?

Dra. Bom dia! Tenho um cisto no ovário há algum tempo, mas as dras. q vou sempre apenas me receitam cremes vaginais, remédios para tomar…porém já detectei, eu mesma, uma dificuldade para engravidar. Já tenho 30 anos e nunca engravidei, mesmo às vezes não me prevenindo. Tenho tido tb muitos episódios de inflamações, corrimentos. Será que teria um médico ginecologista realmente competente para me indicar? E me dê sua opinião sobre td isso, por favor. Obrigada.

Dra.quero tirar uma duvida pois nasceu uma veruguinha na minha vagina proximo ao grandes labios e ñ doe ñ tenho mais nem um sitomas que pessa ser hpv mais pode ser ?por favor me responda . ficarei grata

Olá, Drª. É a primeira vez que acesso o seu blog e escrevo. Tenho uma curiosidade: nas relações sexuais com meu parceiro, sinto um enorme prazer, porém nunca consegui o orgasmo. Percebo, que após as relações sexuais, sinto escorrer um líquido incolor e com odor, as vezes, chega a molhar a roupa. O que será?

Grata.

estou com um corrimento rosada com mau odor o que pode ser?

oi, Drª
eu estou com um corrimento branco e quente(papanicolau), eu fiz o preventivo, e deu inflamaçao, cocos e bacilios (negativo), peguei o resultado , mas ainda vou consutar com Doutora de onde eu moro, pq ela nao tava no dia, e faz 3 dias que esta aparecendo pingos de sangue na calsinha, nao é mestruaçao e tbm nao sei o que é?
o que sera?
tenha um bom dia e que Deus te abeçoa.Beijos!

Infelizmente não respondo mais a comentários pessoais. Esse blog tem fins apenas didáticos.

Dra Paula

Olá, sejam bem-vindas ao meu blog! Antes de mais nada gostaria de me apresentar: sou médica formada pela USP, fiz residência em ginecologia e obstetrícia no Hospital das Clínicas da USP e faço pós-graduação em Medicina do Esporte na Escola Paulista de Medicina. Trabalho como médica voluntária no Hospital das Clínicas e tenho consultório na clínica Célula Mater.
Escrevo esse blog pois acredito que a mulher se beneficia muito quando entende seu corpo e o como as doenças atuam nele. Isso contribui com o acompanhamento clínico e o tratamento. A partir do momento que a paciente se torna uma pessoa consciente de seu corpo, ela fica mais ativa junto ao médico na busca pela saúde.
Infelizmente não consigo responder a questões individuais através dos comentários. O objetivo desse blog é didático.
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 423 outros seguidores

