Mulher Saúde

Papanicalau: inflamação

Posted on: 21/10/2009

Quantas mulheres não recebem o resultado de seu exame preventivo e se assustam com essa palavra: inflamação!!! Acreditam que ela tem tudo a ver com aquela coceirinha chata, ou com aquele corrimento que vira e mexe volta a incomodar. Mas isso não é verdade e, portanto, resolvi escrever esse texto para tentar deixar claro o real significado desse resultado.

Antes de falar sobre o papanicolau, quero explicar o que significa o termo inflamação. No corpo humano, a resposta inflamatória, ou seja, a inflamação tem uma série de funções. A função mais conhecida dela é a de ativar, estimular o sistema imunológico (sistema de defesa do corpo contra doenças) quando o corpo é invadido por algum bicho oportunista. Por esse motivo, quando as pessoas escutam esse termo, imediatamente o associam a uma infecção. A infecção é sinônimo de um problema causado por algum bicho oportunista (bactérias, vírus, etc.). Porém, outra função importante da inflamação é atuar no processo de cicatrização do corpo. A cicatrização só ocorre quando há uma resposta inflamatória no local da lesão, e é essa resposta que resulta na produção da “nova pele” que recobrirá o local machucado.

Existem diversas causas que estimulam a inflamação na vagina. Aqui comentarei sobre duas, que são as mais freqüentes. A primeira é que, quando a mulher tem relação sexual, o atrito entre o pênis e a vagina causa micro-lesões, micro-fissuras. Para cicatrizar esses mini-machucados, há a inflamação. O outro motivo é hormonal: a progesterona, hormônio que aumenta na segunda fase do ciclo menstrual (vide o texto ciclo menstrual) deixa a mucosa da vagina mais fina, mais delicada. Isso, juntamente com outros mecanismos de regulação da flora vaginal, resulta numa inflamação local. É importante enfatizar que essa inflamação na vagina, causada por esses fatores naturais que mencionei acima, não dão sintomas irritativos. Faz parte do funcionamento natural da vagina, e por isso não necessitam de tratamento.

O papanicolau, como já expliquei no outro texto (papanicolau e corrimento) é um exame que tem como objetivo detectar alterações celulares no colo do útero que indicam a infecção ativa pelo vírus do HPV. Essa alteração, se não tratada e acompanhada adequadamente, pode evoluir para câncer. Por outro lado, se essa alteração for tratada adequadamente e a mulher fizer um seguimento anual com o papanicolau, a chance de evoluir para câncer é mínima, praticamente nula. Daí vem a enorme importância do papanicolau na manutenção da saúde e do bem estar das mulheres. Portanto, quando você receber o resultado de seu exame preventivo e estiver escrito inflamação, fique feliz, pois isso significa que sua vagina está ótima e seu exame é normal!

11 Respostas to "Papanicalau: inflamação"

Dra. Estou com uma massinha branca aparecendo no clitóris e está inchado, dolorido e coçando. Retiro a massinha com óleo para bebê e cotonete, mas ela reaparece. O que pode ser isso? Nunca me aconteceu antes.
Trenho outra dúvida também. Meu bb já tem mais de 1 ano e desde que ele nasceu ainda sinto dores na vagina para ter relação com meu marido. Sinto como se ela estivesse sem lubrificação, mesmo utilizando lubrificantes. O que pode ser? Às vezes penso que nunca mais será normal fazer amor com meu marido, fazemos raramente por isso…
Sentia uma outra dorzinha no fundo, mas tomei metronidazol e melhorou, mas essa no canal não passa, é mto chato…

Obrigada pela ajuda

Olá Dra., Candida Sp e inflamação leve se não cuidada pode levar à câncer no colon do ùtero? e se tomar fluconazol, passar nistatina e não resolver?

olá drª gostaria de saber se vc atende no rio de janeiro em qual clinica. se possivel me responda no meu e-mail!

BRIGADA!

Oi dra estou com sintomas de candida ai comprei fluconazol pra mim e meu namorado nao usei a pomada pois eu estava proximo de mestruar agora minha mestruação ta no final gostaria de sabe se eu faço o pccu pois ainda nao fez esse ano ou compro a pomada e uso ou se deixo pra fazer o pccu no proximo mês.

Obs: tive sintomas de candida no mês de setembro usei somente a pomada de 7 dias .. ai neste mês de outubro novamente uma semana antes da minha mestruação.. o sintomas se manifestou por favor me oriente obrigada…

ola dra,estou com corrimento amarelado,com algumas “bolinhas dentro e fora da vargina.minha ginecologista me falou que nao e uma doença sexualmente transmissivel..m receitou uma pomada..q n fez efeito..poderia m ajudar?
ja estou com esse corrimento a quaze um mês.

Oi Dra. Paula,

bem, não tem muito haver com inflamação, eu acho, mas é o seguinte … eu tive cândida à uns 8 meses atrás, fiz tratamento com ginecologista e passou, depois de uns 2 meses eu tive cândida novamente, fiz o tratamento de novo com outro medicamento e ‘sarou’, mas mês passado veio novamente e ainda não fiz tratamento, e minha menstruação está atrasada há 5 dias, mas eu tenho certeza de que não estou grávida. O que será que está havendo comigo?

OBS: Tenho animia às vezes.

Olá Dra. parabéns pelo blog! Tem me ajudado mto!!

Bom, gostaria de pedir q falasse um pouco da Prolactina… é que a minha está alterada e minha gino diz q preciso me preocupar, tratar. Já minha endo. diz q não, q é normal esta alterada, q só devo me preocupar caso queira engravidar.

Fico assim entao perdida, sem saber se me preocupo ou não, sei q ela tem uma função mto importante.
Faço tratamento para o hormônio androstenediona, tá em excesso. Ele tem relação com a prolactina??

Mtooooo obrigada!

olá Drª. gostaria que vc me respondesse a respeito de um corrimento que estou começando a notar em mim, começou com uma terrivel coçeira depois apareceu umas coisa que ñ era corrimento mais uma massa amarelada e sem cheiro parecia mesmo uma massa e agora estou com um corrimento que também não tem cheiro e é amarelo! queria uma resposta sua, agradeço um Abraço.

Não sabia onde postar, tô postando aqui. Parabéns por este blog, é muito bom ver coisas informativas sobre nós, mulheres. Termos esse espaço. :)

Beijos

Drª meu preventivo acusou cervicite com flora bacteriana sugestiva a gardnerella vaginalis. Usei Colpistatin durante nove dias. Com quize dias após o tratamento começei a ter um corrimento branco tipo leite desnatado, irritação e coçeira nos pequenos labios isso pode ser decorrente do tratamento ou candidiase?

Bom Dia Drª. estou gravida de 5 meses e meio e tambem apareceu em mim uma massinha branca no clitoris que esta inchado e arde ao urinar. Sera que pode ser uma infeccao estou preocupada meu medico é só la pro dia 20 de janeiro.
Muito Obrigada

Infelizmente não respondo mais a comentários pessoais. Esse blog tem fins apenas didáticos.

Dra Paula

Olá, sejam bem-vindas ao meu blog! Antes de mais nada gostaria de me apresentar: sou médica formada pela USP, fiz residência em ginecologia e obstetrícia no Hospital das Clínicas da USP e faço pós-graduação em Medicina do Esporte na Escola Paulista de Medicina. Trabalho como médica voluntária no Hospital das Clínicas e tenho consultório na clínica Célula Mater.
Escrevo esse blog pois acredito que a mulher se beneficia muito quando entende seu corpo e o como as doenças atuam nele. Isso contribui com o acompanhamento clínico e o tratamento. A partir do momento que a paciente se torna uma pessoa consciente de seu corpo, ela fica mais ativa junto ao médico na busca pela saúde.
Infelizmente não consigo responder a questões individuais através dos comentários. O objetivo desse blog é didático.
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 416 outros seguidores

