Mulher Saúde

Vacina contra febre amarela na gestação.

Posted on: 24/04/2009

A vacina contra a febre amarela é feita com vírus vivo, que através de uma série de tratamentos, se torna muito fraco. Desta forma, a maioria das pessoas que tomam a vacina desenvolve imunidade contra ele, sem que nunca manifestem a doença. Porém em alguns, pode haver uma leve manifestação dessa infecção, que às vezes, por ser tão discreta, passa despercebida pela própria pessoa.

Na gravidez, como há sempre aquele risco pequeno que se desenvolva a infecção, essa vacina é relativamente contra-indicada. Relativamente porque, se a gestante viver, ou precisar ir para uma área de alto risco, é mais seguro para ela e para o neném que ela receba a vacina, do que fique suscetível a pegar uma infecção com o vírus forte. Se isso acontecer, pode ser muito pior para os dois.

Mas, qual é o risco real da grávida em receber essa vacina?

Riscos no decorrer da gestação:

·                     Estudos compararam a gravidez dessas gestantes com outras “normais”, e não viram diferença nos resultados das gestações entre os dois grupos. Isso significa que os dois grupos tiveram um número semelhante de complicações durante a gravidez, e assim não é possível atribuir à vacina a culpa por essas complicações.

·                     Sabe-se também que mesmo manifestando a doença da febre amarela, a taxa de transmissão na gravidez é baixa.

Riscos para o bebê:

·                     Os bebês, após o nascimento, também não apresentaram diferença no seu desenvolvimento e bem estar, quando comparados aos bebês “normais”.

·                     Naqueles nenéns nos quais foi constatada a transmissão da febre amarela durante a gestação, também não foi observada nenhuma alteração importante, que trouxesse uma piora na qualidade de vida da criança.

Resumindo: é lógico que se puder evitar a vacina na gestação é melhor, mas se você acabar tomando, não é um problema enorme!

Mas uma coisa é certa: estatísticas e resultados de estudos só servem para o médico aprender com as experiências dos colegas, para poder tomar decisões mais sensatas. Quando se trata da paciente, não importa as estatísticas, e sim o que acontece com ela, mesmo que seja a minoria. Isso não é uma visão pessimista, mas sim realista.

Por isso, se você recebeu a vacina da febre amarela na gravidez, seu obstetra deve ficar sabendo e deve acompanhar a gestação mais atento a alterações que possam acontecer. Ele, não você! Você deve continuar curtindo muito essa gravidez e saber que a chance de ter algum problema com isso é minúscula!

13 Respostas to "Vacina contra febre amarela na gestação."

minha dúvida é: fiquei sabendo da gravidez dia 30 de abril de 2009, e pelos meus calculos estou de 1 mês e meio, tomei a vacina dia 27 de maio de 2009, será que corro algum risco de perder o bebê??
estou muito preocupada mas vou consultar meu madico tambem… adoraria saber a opnião de varios profissionais.
obrigada.

Até hoje nunca foi comprovado nenhum malefício para o neném cuja mãe recebeu vacina contra febre amarela na gravidez, ou no período de um mês antes da concepção. De qualquer forma, converse com seu obstetra a respeito disso, para que ele possa ficar atento na sua gravidez. Você sabe que em medicina não dá para dar certeza de nada, mas se eu fosse você ficaria muito tranqüila a respeito disso. O risco que você corre é o mesmo que todas as outras mulheres que engravidam, tendo recebido ou não essa vacina.

oi Dra. Paula

Estou grávida 6 semanas. A data da minha última mentruação foid dia 14/04. No entanto tomei vacina da febre amarela mno dia 27/04. Queria ver contigo as chances de haver malformações no feto. Quais são os riscos?

att

Nunca foi comprovado nenhum malefício da vacina contra febre amarela para o neném, portanto,as chances de que seu neném venha a ter alguma malformação são as mesmas da população geral, sem nenhum risco aumentado.

Dra. Paula

Gostaria que tirasse uma duvida,minha mulher esta gravida de 8 semanas,ela é sangue A- e eu O+ gostaria de sabe sobre a vasina que ela deve de tomar presisa ser agora ou quando o bebe nascer desde ja agradeço

Esse é um assunto que você deve abordar com seu obstetra para que ele possa lhe dar as recomendações adequadas. Mas não esqueça de perguntar ativamente, pois com certeza esse é um assunto de grande importância para o bem estar dessa e das futuras gestações.

Tenho uma amiga alemã que vem para a região amazônica, está no segundo mês de gestação, e tenho milhares de dúvidas sobre como agir com as vacinas, já que o sistema de saúde de lá é diferente, e até vacinas comuns aqui no Brasil (como febre amarela) não fazem parte de seu cotidiano… Pode esclarecer um pouco isso?

A região amazônica é um local onde há uma série de doenças endêmicas como malária, febre amarela, chagas, leishmaniose, entre outras. Essas doenças, para quem não está grávida, já podem fazer um belo estrago. Para quem está grávida, além de ter um sistema imunológico, que é o sistema de defesa contra doenças, mais sensível, menos potente, essas doenças ainda podem fazer mal ao feto. Portanto, recomendo veementemente que ela evite ir para esse local durante a gravidez. Caso isso não seja possível, recomendo que tome a vacina de hepatite A e tétano, e que leve muito repelente, para que o passe diversas vezes por dia para tentar evitar que pegue essas doenças que descrevi acima.

Dra. Paula.

Hoje fiz a vacina da febre amarela e rubeula, mas fico preocupada se ficar gravida neste periodo sei que devo me cuidar num periodo de 30 dias mas caso aconteça de ficar gravida tenho medo.
estou louca para ter um bebezinho pois a 2 meses atraz tive uma gestaçao e um aborto retido, fui a medica e ela me liberou p tentar novamente.mas assim mesmo fiz as vacinas p previnir.
aguardo uma resposta.

Desde já Obrigada!

Abraços

Olá Doutora,
tomei a vacina da febre amarela semana passada. Gostaria de saber quanto tempo deve esperar para poder ficar grávida.
Obrigada

Olá Dra.! Mto obrigada por disponibilizar essa informações!

Dra.

Acabei de saber que estou gravida de 5 semanas. Meu obstetra fez as contas e acha que engravidei pelo dia 04/11, mas como eu não sabia que estava gravida dia 09/11 fiz a vacina da febre amarela e dia 10/11 acompanhei meu filho de 4 anos numa tomografia total de abdomem e vias urinarias. Apesar de ter usado o colete de chumbo para acompanhar a tomografia de meu filho estou bastante preocupada quanto a esse bebe que estou esperando.

Quais os riscos para esse bebe que estou esperando?

Por favor me mande resposta.

Deixe um comentário

Dra Paula

Olá, sejam bem-vindas ao meu blog!

Antes de mais nada gostaria de me apresentar: sou médica formada pela USP, fiz residência em ginecologia e obstetrícia no Hospital das Clínicas da USP e fiz pós-graduação em Medicina do Esporte na Escola Paulista de Medicina (Cefit). Trabalhei no Hospital das Clínicas como médica responsável pelo ambulatório de Ginecologia do Esporte e na clínica Célula Mater.

Escrevo esse blog pois acredito que a mulher se beneficia muito quando entende seu corpo e o como as doenças atuam nele. Isso contribui com o acompanhamento clínico e o tratamento. A partir do momento que a paciente se torna uma pessoa consciente de seu corpo, ela fica mais ativa junto ao médico na busca pela saúde.
Follow Mulher Saúde on WordPress.com