Mulher Saúde

Trabalho de parto, parte 4: finalmente vai nascer!!!

Posted on: 28/04/2009

Quando há a dilatação total do colo, é hora da mamãe começar a trabalhar!!! O importante para que a força seja boa é que ela seja longa e duradoura. Não adianta fazer a maior força do mundo por poucos segundos, e sim fazer uma força boa e manter essa tensão.

A gestante deve começar a fazer força só quando vier a contração, para que as duas trabalhem juntas e sinergicamente para o nascimento do neném. Para fazer a força, ela deve segurar na parte de baixo de suas coxas, e respirar fundo uma vez antes de segurar o ar. Quando segurar o ar não pode mais soltar, senão perde toda força.

Então a seqüência fica assim:

·                     Posição adequada e início da contração,

·                     Respire fundo uma vez, e em seguida, prenda o ar,

·                     Puxe sua perna para você, fazendo o movimento de levantar o tronco (como se estivesse fazendo um exercício de abdominal), concentrando para fazer força no períneo, e não no pescoço,

·                     Quando a força acabar, respire fundo e faça de novo, se ainda estiver com a contração.

        Se ficar cansada, pode descansar! Não é obrigada a fazer essa força toda contração, afinal, no final do parto os dois têm que estar bem: a mãe e o neném!

Você pode treinar fazer essa força antes do trabalho de parto, para que aprenda a fazê-la direito. Isso ajuda muito, porque você pode se auto-avaliar para ver se realmente está fazendo a força lá em baixo (e não no pescoço). Pode ficar tranqüila que esse treinamento não levará ao nascimento do neném antes da hora.

Anúncios

1 Response to "Trabalho de parto, parte 4: finalmente vai nascer!!!"

Sou efermeiro com especialização em obstetricia e Perinatologia e adorei os seus comentários, desde já muito obrigado por toda bagagem de conhecimento. Um grande abraço. RAy

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Dra Paula

Olá, sejam bem-vindas ao meu blog!

Antes de mais nada gostaria de me apresentar: sou médica formada pela USP, fiz residência em ginecologia e obstetrícia no Hospital das Clínicas da USP e fiz pós-graduação em Medicina do Esporte na Escola Paulista de Medicina (Cefit). Trabalhei no Hospital das Clínicas como médica responsável pelo ambulatório de Ginecologia do Esporte e na clínica Célula Mater.

Escrevo esse blog pois acredito que a mulher se beneficia muito quando entende seu corpo e o como as doenças atuam nele. Isso contribui com o acompanhamento clínico e o tratamento. A partir do momento que a paciente se torna uma pessoa consciente de seu corpo, ela fica mais ativa junto ao médico na busca pela saúde.
Follow Mulher Saúde on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: