Mulher Saúde

Hemorróidas e gravidez

Posted on: 29/04/2009

O que é?

Hemorróida é uma dilatação (aumento) das veias do ânus, que quando se tornam muito grandes, incomodam bastante. Mas, por ocorrer numa região muito íntima, muitas mulheres têm vergonha de falar sobre isso com seu médico, e acabam não sabendo como fazer para evitar que elas piorem , e quais os cuidados locais para aliviar os sintomas.

Principais sintomas:

·                     Geralmente não tem sintomas, apenas a presença de uma “bolinha” na região do ânus;

·                     Coceira no ânus (pela dificuldade de manter uma higiene adequada no local);

·                     Sangramento local, principalmente após a evacuação (“ir ao banheiro”);

        O que fazer para evitar que ela piore na gravidez?

Evitar ao máximo que seu intestino fique preguiçoso. Essa preguiça resulta em fezes mais duras, e na necessidade de fazer muita força para conseguir evacuar (“ir ao banheiro”). Para isso, tenha uma alimentação rica em fibras, com muitas frutas (com bagaço), verduras, saladas, aveia, alimentos integrais, etc. E beba muitos líquidos, para se manter hidratada. Além da alimentação, o exercício físico freqüente é imprescindível para o bom funcionamento do intestino (mais um ótimo motivo para que você não deixe de se exercitar durante a gravidez). Se mesmo assim você não conseguir vencer a preguiça do seu intestino, peça para seu obstetra lhe receitar um desses produtos naturais que facilitam a evacuação.

        Evite descansar e dormir de barriga para cima, pois o peso do útero nas veias de dentro da barriga dificulta o retorno venoso (o sangue voltar para o coração). Isso leva como se fosse um trânsito dentro das veias, forçando sua dilatação (aumento).

        Lembrete essencial:

        Antes que você faça esse auto-diagnóstico e siga minhas recomendações, é importante que seu médico te examine, pois nem sempre esses sintomas correspondem a hemorróida.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Dra Paula

Olá, sejam bem-vindas ao meu blog!

Antes de mais nada gostaria de me apresentar: sou médica formada pela USP, fiz residência em ginecologia e obstetrícia no Hospital das Clínicas da USP e fiz pós-graduação em Medicina do Esporte na Escola Paulista de Medicina (Cefit). Trabalhei no Hospital das Clínicas como médica responsável pelo ambulatório de Ginecologia do Esporte e na clínica Célula Mater.

Escrevo esse blog pois acredito que a mulher se beneficia muito quando entende seu corpo e o como as doenças atuam nele. Isso contribui com o acompanhamento clínico e o tratamento. A partir do momento que a paciente se torna uma pessoa consciente de seu corpo, ela fica mais ativa junto ao médico na busca pela saúde.
Follow Mulher Saúde on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: