Mulher Saúde

Exame ginecológico, um mal necessário!

Posted on: 25/04/2009

Que o exame ginecológico é uma coisa desconfortável toda mulher sabe. É a mistura de uma série de situações desgostosas: do momento em que permitimos que as partes mais íntimas do nosso corpo sejam examinadas por uma pessoa relativamente estranha; daquela posição na qual se pode ver dentro da nossa alma; e do incômodo que pode se transformar em dor na hora do exame em si.

Infelizmente, esse é o melhor exame para avaliar o bem estar dos órgãos genitais da mulher. Nós, diferente dos homens, temos a vagina voltada para dentro. Caso aconteça alguma coisa dentro dela, não há outro modo de saber senão indo ao médico. E como não dá para prever quando algo pode acontecer, você sempre deve ter o costume de ir anualmente ao ginecologista e fazer o papanicolau. Afinal, vagina a gente só tem uma, e se alguma coisa acontecer com ela, não dá para trocar outra nova!

Portanto, para melhorar o seu relacionamento com seus atuais e futuros ginecologistas, aí vão algumas dicas para tornar esse exame o menos incômodo possível:

  • Quando ficar na posição ginecológica, deixe o bumbum na beirada da cama, de modo que fique numa posição com as coxas bem abertas e fletidas sobre seu tronco (corpo, barriga);
  • Abra bem os dois joelhos;
  • Deixe o corpo bem relaxado sobre a cama, e não contraia o períneo (bumbum) na hora do exame. Para que isso ocorra, você deve manter uma concentração voluntária, senão com certeza seu instinto será contrair o bumbum;
  • Se sentir uma dor ou desconforto, não tente retirar o corpo. Avise seu médico da dor e peça para que ele pare por um momento.

É, realmente nessas horas é preciso tentar deixar a timidez de lado. Afinal, todas essas atitudes facilitarão muito o exame físico, resultando num momento menos desconfortável tanto para a paciente como para o médico.

Quando a paciente luta contra o exame, se encolhendo na mesa, todas as estruturas que tem que ser avaliadas no exame físico ficam mais longe, e o espaço que tem para chegar a elas fica bem apertado. Assim, o exame demora muito mais, e o ginecologista tem que se esforçar para conseguir fazer o melhor possível.

Portanto, por pior que possa ser o exame ginecológico, o melhor que se tem a fazer nessas horas é respirar fundo, se concentrar, e esperar que ele acabe o mais rápido possível!

23 Respostas to "Exame ginecológico, um mal necessário!"

preciso fazer um trabalho sobre exme fisico ginecologico, sobre sua importancia pode me ajudar?

Lógico, me diga o que você precisar saber que eu te dou as informações!

Nossa Dra. mas como relaxar num momento desse?Ainda não fiz, farei em breve e to com mto medo só de pensar eu tremo, fico com as mãos geladas, tenho mto medo de ão conseguir relaxar e doer, tem alguma dica de como relaxar?

Em primeiro lugar você deve confiar no seu médico. Se você tiver dúvidas sobre o exame ou qualquer outra coisa, pergunte tudo para ele antes de ser examinada, pois isso cria uma relação de confiança.
Depois, não se precipite achando que será a pior coisa do mundo, porque não é. O exame só é ruim se a paciente fica fugindo da mão do ginecologista, e portanto ele tem que forçar um pouco mais para conseguir examinar. Se ela fica com o bumbum bem soltinho, e se tiver dor ou incômodo, avisar ao invés de fugir, para que ele tenha mais delicadeza, o exame só é um pouco desconfortável, mas nada de outro mundo.
E não fique escutando as histórias mirabolantes das suas amigas, porque as pessoas têm uma tendência a só lembrar e falar das coisas ruins, e esquecem das coisas boas. Portanto, desconsidere pelo menos uns 90% das histórias que você ouviu!
Na hora, tente focalizar suas energias em ficar na posição correta, e com o bumbum relaxado. Não se deixe entregar a esse nervosismo. Peça para ele te avisar de tudo que irá fazer no exame, para que você não tenha surpresas. Assim, quando menos esperar, o exame já terá acabado!

Olá drª! Tenho 21 anos, sou virgem, minha menstruação era muito desregulada. Fiz todos os exames,ultra pélvica e etc e tudo absolutamente normal, sem policísticos,nada. Como eu pensava em ter relações, minha gineco passou anticoncepcional, que eu parei de tomar há uns 8 meses e mesmo não tendo dia certo no mês pra menstruação descer, ela não deixa de vir mais.Antes eu ficavam 6,7 meses sem menstruar.Eu quero muito saber sobre minha fertilidade, se posso ter algum dificuldade pra ter engravidar…é possível saber com exatidão sobre minha fertilidade sendo virgem???

Irregularidade na menstruação só é considerada “normal” nos extremos de idade: quando a menina começa a menstruar, e quando está perto da menopausa. Se você tem essa irregularidade, pode procurar melhor por uma causa que a explique, pois alguma coisa está acontecendo. Outra coisa que você deve se preocupar é com seu peso: se você estiver muito acima ou muito abaixo, isso também pode atrapalhar na produção dos seus hormônios e resultar nessa irregularidade da menstruação. De qualquer forma, é melhor você procurar de novo por um ginecologista para ele poder te avaliar de novo, e descobrir o que está acontecendo com você. Quando ocorre uma alteração nos hormônios da mulher, ela deve fazer um tratamento o mais cedo possível para que isso não traga problemas, mesmo que ainda seja virgem.

Dr, antes de casar tinha 58 k no maximo chega aos 59, tenho 2 e 9 meses de casada estou com 69k gostaria muito de engravidar, parei os anticoncepcionais tem acho que um ano e 3 meses por ai,mas até agora nada, minha mestruação é irregular desde solteira teve um tempo que passou quatro meses sem vim,quando comecei tomar os anteconcepcionais ela vinha certinho, mas quando paro de tomar volta a ficar irregular tenho muita vontade de engravidar mas parei com os comprimidos e a mestruacao numca ms veio certa, será que nao consigo engravidar porque ganhei mas peso ou por causa dessa mestruacao irregular ? o que faco ?

Realmente, um ganho de peso pode alterar a fertilidade da mulher, uma vez que a gordura participa na produção dos hormônios femininos, e seu excesso pode causar uma desorganização do ciclo menstrual que pode resultar na infertilidade. Além disso, a mulher que engravida com um sobrepeso está mais sujeita a ter certas complicações da gravidez como pressão alta e diabetes gestacional. Portanto, se seu objetivo é engravidar nesses próximos tempos, meu conselho é definitivamente que você comece a fazer algum tipo de exercício físico e uma dieta adequada, para que consiga perder um pouco de peso e engravidar numa situação mais saudável para você e para seu futuro neném.
É normal demorar um pouco antes de conseguir engravidar. Um casal só é considerado infértil, quer dizer, só merece investigação para procurar alguma causa de infertilidade, quando demora um ano ou mais sem nenhum método anticoncepcional, e sem conseguir engravidar.

tenho 21 anos e quando tinha 13 anos fui obrigada air no gine e foi constatado na epoca que eu tinha uma inflamação muito ruim, o medico ate passou uma pomada muito cara, mais tinha que fazer a aplicaçaõ ou seja colocar la dentro da vag fiquei com medo pois sou virgem até hoje e não tive coragem de voltar ao gine.
minha menstr vem de quatro em quatro meses o que deve ser?
estou preocupada mais sou muito timida e não consigo ir ao gine!
isso pode prejudicar minha fertilidade de um dia ter filhos?
estou noiva vou casar em breve sei que vou ter que ir no medico, mas minha irmã foi no gine e ele passou anticoncp sem fazer o exame.
o que deve ser?

Oi, Dr Paula!
Tenho 33 anos. Anos atrás sofri um trauma e adquirir um disturbio chamado vaginismo, nunca consegui ser penetrada. Nunca pude fazer um exame mais específico, já fiz a ultra pélvica. Existe algum modo que não seja evasivo de se fazer o papanicolau? A ultrassonografia pelvica é um exame confiavel? Obrigada

gostei

oi fui ao gine mas não fiz preventivo ele passou ultrassonografia pelvica não acusou nada o que deve ser? to preocupada

Estou grávida de 32 semanas. Quando devo fazer o exame para avaliar as condições para um parto normal?

Em breve farei um consulta com a senhora, pois minha mãe acha que já passou da hora de eu ir. Ela tem notado um corrimento marrom na minha calcinha sendo que também percebi, mas acabei escondendo com medo de ter que ir ao ginecologista, mas agora vejo que não da mais para adiar. Eu tenho vergonha de falar pra ginecologista sobre isso e também de falar que tenho 20 anos e ainda sou virgem Na realidade eu também queria ir ao medico para tirar algumas duvidas, mas sei que vou ficar com vergonha de perguntar pelo fato de que eu vou com a minha mãe. Eu quero saber se na hora do exame a senhora vai notar pra eu não ter que falar.

E durante o exame a medica pode pedir para minha mãe aguarda na sala de espera?
Desde ja agradeço.

O que acontece em uma consulta ginecologica onde a menina ainda é virgem

Tenho 18 anos estou com corrimento marrom e queria saber se é normal? nunca fui ao ginecologista pois tenho medo e vergonha

Olá, doutora! Nos últimos meses, eu tenho sentido uma dor pélvica acompanhada de um corrimento marrom claro, com consistência de muco e cheiro estranho. Acontece que sou virgem e gostaria de saber que tipo de exame o médico pede e como é feito o papanicolau em mulheres virgens. Agradeço a atenção.

ola sou virgem amanhã 09/09/2009

vou ao ginecologista eu gostaria de saber o que ele irá
me perguntar que exame mandara eu fazer …e como é uma consulta pra virgem que quer tomar anticoncepcional
pq eu quero tomar anticoncepcional mais so virgem pq to ficando com um carinha ai e num quero usar so camisinha quero usar os dois juntos e tbn eu posso pedi pra fazer um exame pra ver se me falta hormonio sei lá me ajude como éa primeira consulta de uma pessoa virgem eq vai pedir pra tomar anticoncepcional e posso pedir pra me examinar

Olá doutora esse examee dói ?

DTR;TENHO 22 GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUM MEIO DE VOLTAR A SER VIRGEM?

Ola Dr. Marcia, necessito fazer o exame de papanicolau, em quantos dias posso ter o resultado?

Sou virgem,tenho 22 anos, fiz exame preventivo e acusou cervicite inespecifica..o que devo fazer?
Tenho ovarios policisticos

Olá quero muito ir ao Ginicologista mas tenho muita vergonha porem estou com um corrimento branco e tenho muito q ir ao Gini ,mas chegar la nao sei oq tenho q dizer e nem oq fazer?POr favor me ajudeeeeee

Deixe um comentário

Dra Paula

Olá, sejam bem-vindas ao meu blog!

Antes de mais nada gostaria de me apresentar: sou médica formada pela USP, fiz residência em ginecologia e obstetrícia no Hospital das Clínicas da USP e fiz pós-graduação em Medicina do Esporte na Escola Paulista de Medicina (Cefit). Trabalhei no Hospital das Clínicas como médica responsável pelo ambulatório de Ginecologia do Esporte e na clínica Célula Mater.

Escrevo esse blog pois acredito que a mulher se beneficia muito quando entende seu corpo e o como as doenças atuam nele. Isso contribui com o acompanhamento clínico e o tratamento. A partir do momento que a paciente se torna uma pessoa consciente de seu corpo, ela fica mais ativa junto ao médico na busca pela saúde.
Follow Mulher Saúde on WordPress.com